Fichamento do Texto “Shakespeare na Selva” da Laura Bohannan
Por: Elyanem • 1/10/2018 • Resenha • 310 Palavras (2 Páginas) • 2.669 Visualizações
Fichamento do texto “Shakespeare na selva” da Laura Bohannan
O texto comenta sobre uma antropóloga que viajou para pesquisar sobre um grupo chamado Tiv, localizado na África ocidental. A leitura começa quando um amigo inglês de Laura comenta que os americanos não conseguem interpretar Shakespeare e para que ela possa entender ele oferece a ela uma obra de Shakespeare chamada Hamlet.
O grupo pedi em um certo dia para que Laura conta-se a história sobre a qual lia. No começo Laura teve uma certeza resistência para contar a história, pois naquela tribo era uma especialidade deles contar histórias para todos, mas acabou cedendo. Ela, portanto, começou a contar a história de Hamlet para os Tiv, e a mesma teve problemas com a linguagem e até alguns costumes que se tem cada cultura. Como por exemplo, a antropóloga fala que o falecido pai de Hamlet aparece como um fantasma. Porém na cultura dos tiv, eles não acreditam na vida após a morte ou que os indivíduos voltem como a mesma pessoa (o professor citou em sala como era chamado, porém, esqueci).
Na cultura dos Tiv eles também acreditam que quem deveria ter feito vingança era os familiares mais velhos e não Hamlet. Quando a personagem do livro Ofélia morre afogada, os chefes dizem que a própria morreu por feitiçaria, pois a água só serve para beber e nadar e qualquer pessoa só poderia morrer afogada se fosse enfeitiçada.
Nesse texto percebe-se uma certa dificuldade que a antropóloga tem para contar a história para a cultura deles, pois algumas palavras para eles tem o mesmo significado e alguns costumes nossos são estranhos para eles. O amigo de Laura diz no começo do livro que a história de Hamlet é universal e pode ser mal interpretada. Concordo com o que ele citou, pois, as interpretações mudam para todos, mas nem todas interpretações estão corretas.
...