Finanças Empresariais
Monografias: Finanças Empresariais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rnatinha • 24/4/2014 • 6.316 Palavras (26 Páginas) • 345 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO 4
2.1 PLANOS FINANCEIROS A LONGO PRAZO 5
2.2 PLANOS FINANCEIROS A CURTO PRAZO 5
3 DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS 6
3.1 DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO PROJETADO 6
3.2 FLUXO DE CAIXA PROJETADO 8
4 PLANEJAMENTO COM EXECUÇÃO REAL 10
5 FERRAMENTA DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 11
5.1 VALOR PRESENTE LÍQUIDO 11
5.2 TAXA INTERNA DE RETORNO 12
5.3 PAYBACK DESCONTADO 14
5.4 ÍNDICE DE LUCRATIVIDADE LÍQUIDA 15
6 PRINCÍPIOS BÁSICOS DO VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO 16
6.1 VALOR PRESENTE 16
6.2 VALOR FUTURO 16
6.3 SÉRIES UNIFORMES DE PAGAMENTOS 16
6.4 SÉRIES UNIFORMES DE DESEMBOLSO 17
7 TRIBUTOS EMPRESARIAIS 18
7.1 ICMS 18
7.2 PIS 18
7.3 COFINS 19
7.4 IR 20
7.5 CSLL 20
8 A EVOLUÇÃO DA INFLAÇÃO, JUROS E CÂMBIO NO PLANO REAL 22
8.1 ESBOÇO HISTÓRICO 22
8.2 INFLAÇÃO “INERENTE” AO SISTEMA ECONÔMICO 23
8.3 CUSTO REAL 24
8.4 SETORES IMPORTANTES PARA ADMINISTRAÇÃO 25
9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 28
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste no aprofundamento de assuntos pertinentes às disciplinas estudadas no 4º semestre de Administração.
Tendo em vista, demonstrativos orçamentários, ferramentas de análises de investimentos, princípios básicos do valor do dinheiro no tempo e tributos.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Segundo Gitman (1997, p. 589) O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos.
Para Teló (web 2004) O planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Umplano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro.
O planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa, mas principalmente nas atividades da área financeira, uma gestão financeira eficaz tornou-se atualmente um fator crítico de sucesso. Inicialmente é preciso entender o que significa gestão, para permitir o seu correto emprego no contexto do planejamento. O termo Gestão deriva do latim gestone, que significa gerir, gerenciar, administração. Para Perez Junior, Pestana e Franco (1995, p. 12): "Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, visando atingir determinado objetivo.
Nesse contexto, planejamento financeiro é o processo formal que conduz a administração da empresa a acompanhar as diretrizes de mudanças e a rever, quando necessário, as metas já estabelecidas. Assim, poderá a administração visualizar com antecedência as possibilidades de investimento, o grau de endividamento e o montante de dinheiro que considere necessário manter em caixa, visando seu crescimento e sua rentabilidade.
Sendo assim, o Planejamento Financeiro torna-se uma ferramenta importante para quantificar em termos financeiros os anseios declarados no planejamento estratégico, nos planos táticos e operacionais.
Nota-se que o planejamento financeiro, além de indicar caminhos que levam a alcançar os objetivos da empresa, tanto a curto como a longo prazo, cria mecanismos de controle que envolvem todas as suas atividades operacionais e não-operacionais. O planejamento e o controle orçamentário, quando realizado juntamente com o controle financeiro, possibilitam mudanças táticas rápidas para tratar deeventos estranhos ao processo administrativo, os quais colocam em risco o alcance das metas estabelecidas. Aumentos inesperados no índice de inadimplência no recebimento de créditos ou dificuldades na obtenção de recursos de terceiros são rapidamente identificados. Com um controle financeiro eficaz, a empresa poderá sempre adotar uma postura proativa em relação a tais eventos.
1 PLANOS FINANCEIROS A LONGO PRAZO
São ações elaboradas para objetivos previstos para um futuro distante, compreendido geralmente num período de dois a dez anos. Por haver naturalmente muitas mudanças ao longo destes períodos, estes planos são revisados constantemente com o uso das informações atualizadas. Estes horizontes de planejamento variam de empresa para empresa, pois quando se possui um ciclo de produção curto e incertezas operacionais, estes horizontes de planejamento são mais curtos.
Para Teló (web, 2004) A ausência de planejamento financeiro eficaz a longo prazo é uma razão frequentemente citada para a ocorrência de dificuldades financeiras e falência de empresas.
2 PLANOS FINANCEIROS A CURTO PRAZO
São ações planejadas para períodos mais curtos, geralmente de um a dois anos, e são compostas na sua maioria por previsões de vendas e dados operacionais e financeiros.
DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS
1 DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO PROJETADO
Um importante segmento do orçamento global compõe-se da utilização dos demonstrativos contábeis. A projeção dos demonstrativos contábeis encerra todo o processo de orçamentação anual, e com eles a alta administração da empresa pode fazer as análisesfinanceiras e de retorno de investimentos que justificarão todo o plano orçamentário.
O Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) é um instrumento da Contabilidade que apresenta, de maneira dedutiva e resumida, o resultado das operações realizadas pela entidade durante determinado período de tempo, de forma a destacar o
...