Fluxogramas Industriais
Ensaios: Fluxogramas Industriais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: smendes88 • 18/9/2014 • 699 Palavras (3 Páginas) • 1.747 Visualizações
Fluxogramas Industriais
1) Outras informações básicas que devem ser fornecidas no Fluxograma de Processos (PFD) são relativas ao fluxo do processo mostrando características físico-químicas das correntes tais como temperatura, pressão, composição e vazão, e também quanto as informações dos equipamentos, um resumo do equipamento, informando por exemplo o tipo de equipamento, descrição, tamanho (diâmetro/altura/comprimento), pressão, temperatura, combustível, material, etc.
2) Na legenda deve-se informar também dados referentes a criação, verificação e aprovação do projeto, com nomes e datas das pessoas responsáveis. É necessário também determinar o número do projeto e sua revisão.
3) São três os tipos:
• Diagramas de Blocos (BFD)
• Diagramas de Processo (PFD);
• Diagramas de Tubulação e Instrumentação (PID) – também chamado de Diagrama de Fluxo Mecânico (MFD) ou de Diagrama de Engenharia.
A principal diferença entre os três tipos de fluxogramas é a quantidade de detalhes presente. O Diagrama de Blocos é o mais simples. Ele consiste em uma série de blocos relacionados com os fluxos de entrada e saída do processo. Concentra-se principalmente no fluxo principal de correntes através do processo. Geralmente são utilizados para situações didáticas para explicar e/ou comparar processos. Podem ser utilizados também para mostrar parte de um processo mais complexo.
No Diagrama de Processos, o nível de detalhamento é maior do que no Diagrama de Blocos. Nele contém a maior parte dos dados necessários para concepção de um processo químico. Além de apresentar os principais equipamentos e suas interligações na planta, eles indicam as condições de operação do processo. Com o PFD, o engenheiro pode determinar balanços de material e energia completo. A partir das características dos equipamentos ele pode estimar o custo de capital para o processo, além de examinar a viabilidade técnica, controle do processo e seus problemas.
Com um grau de detalhamento ainda maior, os Diagramas de Tubulação e Instrumentação fornecem informações necessárias para se iniciar o planejamento de construção de uma planta de processo. Mostram toda tubulação e instrumentação dos equipamentos em diversas condições de operações. Devido a riqueza de detalhes, normalmente são limitados à uma ou duas grandes peças de equipamento, como por exemplo coluna, reator, e seus auxiliares. São utilizados principalmente como base para projeto, instalação e controle de equipamentos individuais, layouts de plantas, cronogramas de construção, e outros detalhes envolvidos na construção de uma planta. Eles também ajudam no treinamento de operadores e pessoal de manutenção.
4) Observando os dados fornecidos no balanço de massa, tem-se que no minério na corrente 1 a quantidade de ouro é de 441 g/h, na corrente 3 observa-se 352,8 g/h. Portanto, na corrente 7, que representa o fluxo de ouro obtido apenas com a moagem e nas duas etapas de concentração gravimétrica, a quantidade de ouro por hora é:
R = [(441g/h) - (352,8g/h)] = 88,2 g/h de Au.
5) Na etapa
...