Forma De Medição E Avaliação Do Risco E As Medida Preventivas Do Frio.
Exames: Forma De Medição E Avaliação Do Risco E As Medida Preventivas Do Frio.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lealsued • 16/7/2014 • 487 Palavras (2 Páginas) • 742 Visualizações
Forma de medição e avaliação do risco e as medida preventivas do frio.
As atividades ou operações executadas no interior de câmaras frigoríficas, ou em locais que apresentem condiçõessimilares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres emdecorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.
Forma de medição.
Termômetro de bulbo Seco — é um termômetro comum, cujo bulbo fica em contato com o ar. Teremos, dele, portanto, a temperatura do ar.
Avaliação do risco
A avaliação da exposição dos trabalhadores ao frio deve considerar três fatores principais:
• Temperatura do ar – Que é medida em graus Celsius com um termômetro de bulbo seco comum, com graduação negativa até – 50°C (preferencialmente);
• Velocidade do vento – Deve ser medida através de um anemômetro na escala de quilômetros por hora (km/h);
• Atividade física – A atividade realizada pelo trabalhador é medida pelo calor produzido pelo corpo (taxa metabólica) em quilocalorias por hora (kcal/h). Existem tabelas que mostram o gasto calórico para várias atividades.
Quanto menor for a temperatura no local de trabalho e maior a velocidade do vento, maior deve ser o isolamento da roupa de proteção e menor o tempo de exposição do trabalhador ao frio.
Medida preventivas
Existem diversas medidas de proteção que podem ser implantadas nas indústrias, com o objetivo de prevenir acidentes e lesões ocupacionais devido à exposição do trabalhador ao frio. Entre elas pode-se citar:
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos,
Como roupas de frio, luvas e botas isolantes devem ser usados pelos trabalhadores expostos ao frio, evitando assim a perda de calor do corpo. Se as roupas disponíveis não forem suficientes para a proteção contra a hipotermia ou congelamento, o trabalho deve ser modificado ou interrompido até que sejam providenciados os equipamentos necessários. As vestimentas devem ser feitas de várias camadas, proporcionando maior proteção devido à presença de uma camada de ar isolante entre as camadas de tecido. Quando a atividade é realizada em ambientes úmidos, a camada externa da roupa deve ser repelente à água. Se o local de trabalho não puder ser protegido contra o vento, deve-se usar uma roupa de couro ou de lã grossa. E em condições extremamente frias devem ser fornecidas vestimentas de proteção aquecidas. As roupas devem sempre ser conservadas secas e limpas.
Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs)
• O local de trabalho deve ser planejado para que o trabalhador não passe longos períodos parado;
• Deve-se proporcionar aos empregados locais de repouso aquecidos;
• Os locais de repouso devem possuir salas especiais para secagem das roupas do trabalhador, sempre que a atividade provocar o seu umedecimento, e troca por vestimenta seca quando necessário;
...