Fundamentos Do Planejamento
Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Do Planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brendalemos19 • 9/11/2013 • 608 Palavras (3 Páginas) • 1.303 Visualizações
Capítulo 5 – Administração: Teoria e Prática no contexto brasileiro
Fundamentos do planejamento
As organizações se definem em torno de objetivos e para alcança-los suas atividades devem seguir um plano. Cabe aos administradores decidir qual rumo a organização deve seguir e formular as estratégias e os planos necessários para alcançar os objetivos. Essas decisões são parte da função de planejamento e são essenciais para que a organização possa crescer de forma sustentada e sobreviver a longo prazo.
O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e ela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento define o que deve ser feito – objetivos – e como deve ser feito – planos.
Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Já os planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar os objetivos.
O planejamento é indispensável em todas as organizações e em todos os níveis organizacionais. Sem ele as organizações andaria à deriva e sem rumo.
O planejamento é a base de todas as outras funções da administração. E apesar de sua relevância para a administração, o planejamento nem sempre é formalizado em documentos escritos. Principalmente em organizações pequenas, é comum existir um tipo de planejamento informal, que é caracterizado por uma definição vaga dos objetivos. Além disso, como não se apresenta na forma escrita, pode ser altamente mutável ou variável.
A importância do planejamento para a administração.
Com o dinamismo ambiental que caracteriza as empresas contemporâneas, a importância do planejamento torna-se cada vez mais evidente. As organizações precisam planejar para enfrentar as mudanças que ocorrem no ambiente externo.
O processo de planejamento faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro da organização. Podem ser destacados as seguintes vantagens e benefícios do planejamento:
Proporciona senso de direção. O planejamento dá e especifica um rumo para a organização, o que permite direcionar os esforços de seus membros para um objetivo comum.
Focaliza esforços. O planejamento promove a integração e a coordenação das atividades dos membros organizacionais.
Maximiza a eficiência. O planejamento permite otimizar esforços e recursos organizacionais, e ajuda a estabelecer prioridades, evitando desperdícios e redundâncias.
Reduz o impacto do ambiente. Por meio do planejamento os gerentes interpretam as mudanças ambientais e tomam as medidas necessárias para enfrenta-las.
Define parâmetros de controle. Ao estabelecer objetivos, o planejamento define padrões de desempenho que permitem o controle da organização.
Atua como fonte de motivação e comprometimento. Os objetivos e planos reduzem a incerteza e esclarecem o papel que cada pessoa desempenha na organização, motivando e comprometendo seus membros.
Potencializa o autoconhecimento organizacional. Durante o processo de planejamento, a organização
...