Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Por: Alemarins • 3/11/2020 • Resenha • 729 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL
[pic 2]
Elaborado por: [Alexandro Silva Marins]
Disciplina: [Fundamentos de Gerenciamento de Projetos]
Turma: [0920-0_2]
Definição de Projeto
Segundo o PMBOK, “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.” (PMBOK, 2017).
Definição de Programa
Segundo o PMBOK, “Um programa é um grupo de projetos, programas subsidiários e atividades de programa relacionados, gerenciados de modo coordenado visando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.” (PMBOK, 2017).
Definição de portfólio
Segundo o PMBOK, “Um portfólio é um conjunto de projetos, programas, portfólios subsidiários e operações gerenciados em grupo para alcançar objetivos estratégicos.” (PMBOK, 2017).
Exemplo vivido de portfólio, programa e projeto.
Após encerrar um ciclo de doze anos em uma multinacional Finlandesa, tida como uma das maiores empresas fabricantes de motores e propulsores navais, fui convidado a participar do quadro societário de uma empresa de pequeno porte até então. Da qual faço parte até hoje como Diretor Técnico. No início, a empresa tinha como foco apenas o fornecimento de mão de obra para algumas empresas de navegação.
Após um ano planejando, a sociedade decidiu investir seus recursos na criação de um amplo portfólio de serviços de manutenção dos principais equipamentos das embarcações, tais como:
- Serviço de manutenção e revisão dos moto-geradores;
- Serviço de Manutenção e revisão dos propulsores;
- Serviço de Manutenção e revisão das bombas de incêndio;
- Serviço de manutenção, revisão e balanceamento dos turbocompressores;
- Serviço de usinagem estacionária e usinagem de campo.
- Serviço de recuperação de componentes avariados.
- Serviço de remoção e instalação de hélices e lemes das embarcações.
A estratégia era fornecer aos armadores soluções criativas e dinâmicas através de um pacote completo de manutenção durante as paradas das embarcações, dos quais os fabricantes não forneciam, gerando volume de negócios para nossa empresa e diminuindo os custos de manutenção dos clientes.
Para a tender a demanda criamos o “Programa TURN KEY SHIPPYARD” que consiste em suportar os armadores e mantener as embarcações desde a parada no estaleiro até os testes de comissionamento e prova de mar.
Dentro deste conceito, vários projetos e programas foram criados e desenvolvidos dentro da empresa, dentre eles:
Programa de estruturação de mão de obra – Com objetivo de contratar conforme demanda um certo número de profissionais (engenheiros e supervisores) especializados nos equipamentos dos grandes “Players”, disponíveis no mercado.
Programa “Cria nossa” – Consiste na seleção e contratação de estagiários, treinamento teórico e prático na modalidade “HADS ON” durante um ano inteiro, com objetivo de tornar estes profissionais verdadeiros especialistas num determinado modelo de equipamento.
...