Fundamentos do Empreendedorismo
Tese: Fundamentos do Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kletzer • 24/11/2013 • Tese • 1.884 Palavras (8 Páginas) • 378 Visualizações
Tudo Sobre Empreendedorismo– 1ª Parte
Objetivos:
Este tutorial trará uma série de tópicos sobre o tema “empreender”. Nestas séries serão abordados assuntos tais como: você aprenderá definições de termos, técnicas de empreender, resumos de dados de atividades, melhores ramos do mercado, como montar um negócio e principais dúvidas sobre assuntos voltados ao empreendedorismo. Você aprenderá desde saber o que é ser empreendedor até a criação de empresas.
Princípios básicos do Empreendedorismo
Começaremos nosso tutorial definindo e procurando saber o que realmente é este terma que encanta e atrai várias pessoas e têm deixado milhões mais ricos todos os anos.
Um melhor conceito e o que se encaixa ao mercado, podem definir Empreendedorismo como: Movimento que introduz novos produtos e serviços, criando novas formas de organização ou explorando novos recursos e materiais .
Todas as pessoas que abrem seu próprio negócio geram a possibilidade de se realizar pessoalmente, colocando suas concepções em prática, obtendo uma independência no que diz respeito ao trabalho efetivamente e certamente seguindo orientações adequadas e projetando expansões por etapas, alcançarão crescimento e êxito financeiros, se tornando economicamente independentes, podendo assim desfrutar de um melhor estilo de vida.
O significado da palavra Empreendedorismo
É uma tradução livre que é feita do termo “entrepreneurship”. Abrange uma área de grande porte e trata de assuntos na criação de empresas:
políticas públicas;
intra-empreendedorismo (aquele empregado que é empreendedor);
empreendedorismo de sociedade (aquele que trata com as comunidades);
auto-emprego (o trabalhador autônomo);
Podemos citar alguns exemplos do que seja um empreendedor:
- Pode ser aquela pessoa:
que abre uma empresa, qualquer que seja;
a pessoa que compra uma empresa e coloca nelas suas inovações e implementações; agregando assim valor ao produto e consequentemente aumentado sua produtividade; assumindo os riscos, com sua forma de vender, administrar, fabricar, distribuir e comprar os produtos;
pode ser aquela pessoa que inova na forma de fazer propaganda em seus produtos e serviços, agregando novos valores;
o empregado que introduz inovações em uma empresa/organização, provocando o surgimento de valores adicionais, gerando assim melhorias na receita da empresa, bem como crescimento em volume de produção;
O que é ser empreendedor
Uma pessoa empreendedora é capaz de identificar negócios e oportunidades. Tem capacidade e visão do ambiente de mercado, sendo altamente persuasivo com pessoas, colocando suas idéias e propondo o crescimento financeiro de seu produto. A pessoa precisa estar pronta para assumir os riscos do negócio e aprender com os erros cometidos, pois eles são presenciais na vida do empreendedor, porém cabe ao mesmo fazer dos erros, acertos futuros.
Ele busca ser profundo conhecedor de seu produto/serviço, facilitando assim a explanação e crescimento de suas idéias. A pessoa tem que ser capaz de usar todas essas habilidades em favor de seu aperfeiçoamento empresarial.
A conscientização de empreender
É preciso entender que para se iniciar um negócio próprio, temos que ter em mente as dificuldades iniciais, os trâmites legais, bem como as arquiteturas de mercado, pois de uma forma planejada e controlada, o empreendedor pode começar a trilhar seu caminho, desde que sabido os meios e devidamente conscientizado das obrigações pertinentes. Por exemplo: A pessoa deve saber ter consciência de onde abrir uma padaria ou uma lanchonete? Qual capital necessário? Quanto tempo terei meu capital de volta? e etc.
A conscientização do empreendedorismo consiste em mostrar à pessoa candidata o processo de conhecimento de capitalização para se ter o negócio previsto. A pessoa deve procurar formar uma cultura empreendedora primeiramente dentro dela, ele de posse desta formação fazer uma auto-análise, despertando-a para a sua função de pessoa executadora na transformação de conhecimento em riquezas para a sociedade, para comércio e principalmente para ele.
O que nos leva a ter o próprio negócio
Muita das vezes, as pessoas motivadas pela ambição de ter dinheiro, condições para adquirir valiosos bens, melhores roupas, uma busca por melhores moradias e dar boas condições para si e para seus entes mais próximos, são estas as pessoas que sonham em ter seu próprio negócio e muitas delas acabam virando por questão de decisão de melhorias uma empreendedora.
Elas estão no “time” das pessoas que não gostam de ser mandadas, não gostam de ser “subordinadas”, pois a simples idéia destes paradigmas as deixam apavoradas.
Outras pessoas buscam abrir seu próprio negócio por motivos que fogem a sua vontade, pois levados por situações opressoras, vêem como
...