TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos do Micro empreendedorismo

Por:   •  17/3/2017  •  Monografia  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas

Aula-tema 03: Fundamentos do Microempreendedorismo

e Estrutura Patrimonial

NOME

ERIVELTON DA SILVA SAMPAIO

RA

8466210029

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2017

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas

Aula-tema 03: Fundamentos do Microempreendedorismo

e Estrutura Patrimonial

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Micro e Pequenas Empresas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Rosilaine Venâncio Da Silva).

Anhanguera Educacional

2017

Analise qual formato jurídico você escolheria para sua empresa e descreva o motivo da escolha, levando em consideração as vantagens e desvantagens relacionadas à natureza jurídica escolhida.

Após analisar qual formato jurídico se adequaria mais a minha escolha de empresa, cheguei a conclusão de que o mais sensato seria o de sociedade por quotas de responsabilidade limitada (Ltda). Sociedade limitada é o tipo de sociedade mais utilizado no Brasil, de acordo com algumas pesquisas cerca de 90% das sociedades do Brasil são Limitadas.

A responsabilidade dos empreendedores que estão dentro do negócio são limitadas, ou seja, não é ilimitada, como é no caso dos empresários individuais. A relação das partes envolvidas é atraves de um contrato, chamado de contrato social.

Algumas das vantagens que me fizeram optar por este tipo de sociedade são:

  • Remuneração equivalente ao investimento: Mesmo a responsabilidade dos sócios sendo limitada ao capital social, a remuneração de cada membro equivale ao investimento realizado, isso faz com que a distribuição dos lucros seja de maneira mais simplificada.
  • Possibilidade de exclusão de sócios: caso ocorra alguma divergência ou quebra de contrato por meio de um dos membros da empresa, o mesmo pode ser excluído, evitando assim problemas futuros.
  • Autonomia da empresa: este modelo preserva a autonomia da empresa, tendo em mente que os sócios não podem usar os bens da empresa para pagar contas pessoais.
  • A preservação da empresa: caso ocorra algum prejuízo os sócios não podem utilizar o lucro, este fica destinado a recuperação da mesma.
  • Integração societária: apesar do capital social ser formado por cotas individuais, todos os envolvidos têm como objetivo o bom funcionamento da empresa, afim de alcançar ótimos resultados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. DORNELAS, José C.A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Campus – Elservier, 2012.

  1. KIM, W. Chan & MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul. 1ª Edição. Rio de Janeiro. Editora Campus. 2005.

  1. DRUCKER, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor (Entrepreneurship): Prática e princípios. São Paulo. Editor Pioneira, 1985.
  1. GIBBONS, Barry. If You Want To Make God Really Laugh, Show Him Your Business Plan: The 101 Universal Laws of Business. New York. Amacom. 1999.
  1. LEITE, Emanuel. F. O Fenômeno do Empreendedorismo Criando Riquezas. Recife. Bagaço, 3ª edição. 2002, 557 páginas.
  1. FERRONATO, Airto João. Gestão Contábil-financeira de micro e pequenas empresas: sobrevivência e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2011.
  1. SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas). Disponível em: Acesso em: 15/03/2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com