Fundamentos históricos e teóricos e metodológicos do trabalho social
Tese: Fundamentos históricos e teóricos e metodológicos do trabalho social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alesieiro2013 • 28/5/2014 • Tese • 293 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
A importância do Movimento de Reconceituação iniciado nos anos 1960.
Este relatório referente à Teoria do Serviço Social, que inclui o Movimento de Reconceituação e as Correntes Filosóficas.
Neste estudo abordaremos o conjunto de transformações econômico-social e político e seus efeitos.
Diante disto, visa buscar a iniciativa do movimento de Reconceituação do Serviço Social e toda sua problemática dentro do contexto social, é necessário que reveja os conceitos básicos da Sociologia e a importância dos mesmos para a compreensão da historia cotidiana , para isso vamos voltar um pouco á historia para obter uma melhor compreensão de todo esse processo histórico .
Na década de 1940, os Estados Unidos estabeleceu uma aliança com a América Latina para que ela fornecesse matéria prima e mercado para os produtos norte-americanos. Nas décadas de 1960 a 1980, na América Latina alternavam “mobilização popular-reforma e autoritarismo político”. No Brasil, por exemplo, as manifestações sociais foram duramente rechaçadas pelo golpe de abril de 1964. Más, quando a ditadura entrou em crise, a sociedade civil pôde voltar á cena brasileira.
O intercâmbio do Serviço Social latino-americano com o Serviço Social norte-americano se deu no âmbito da formação acadêmica e de programas internacionais. No contexto da dominação econômica norte-americana, um grupo de assistentes sociais, que era contra o imperialismo norte-americano e o Serviço Social tradicional, organizou o movimento de reconceituação latino-americano.
Na proposta da reconceituação, a ruptura com o Serviço Social tradicional estava vinculada ao término do domínio imperialista. O grupo questionava o atrelamento do Serviço Social ás classes dominantes. Então, não bastava inovar as instituições para romper com o Serviço Social tradicional, nem formular procedimentos metodológicos. Ao optar pelos subalternos, o movimento de reconceituação lutou contra as práticas tradicionais e por criar um Serviço Social
...