Fundamentos históricos e teóricos e metodológicos do trabalho social
Projeto de pesquisa: Fundamentos históricos e teóricos e metodológicos do trabalho social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danigdel • 11/9/2014 • Projeto de pesquisa • 2.737 Palavras (11 Páginas) • 380 Visualizações
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Ana Maria Rocha da Silva – RA 6377214222
Carolina - RA : 8320776778
Daniela Rejane de Sá – RA: 9135184804
Giselle Nie Gilglioni Kajiwara – RA: 7581622960
Rosana Martins dos Santos – RA: 7707637936
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
Fundamento Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II.
SUMÁRIO
ETAPA 1…………………………………………………………………………………………….3
Passo 1 – (individual): Realização de leitura do artigo propoosto. FALLEIROS, Vicente de Paula. Reconceituação do Serviço Social no Brasil: um movimento em questão. Revista Serviço Social e Sociedade, nº 84, São Paulo: Cortez Editora, 2005.
Passo 2 – (Equipe): Elaboração de texto com reflexões e críticas sobre o tema abordado no artigo lido, referente a necessidade de um movimento de reconceituação para a profissão do Assistente Social.
ETAPA 2…………………………………………………………………………………………….4
Passo 1 (individual): Realização de leitura das páginas 90 a 124 do livro:
CBCISS. Teorização do Serviço Social: Documento Alto da Boa Vista. Rio de Janeiro: Agir, 1988.
Passo 2 (Equipe): Discução sobre as principais ideias apresentadas no documento , referente aos dois seminários
Passo 3 (Equipe): Elaboração de relatório sobre a importancia dos Seminários, sistematizando as idéias do passo 2 e as reflexões realizadas pelo grupo.
ETAPA 3…………………………………………………………………………………………….5
Passo 1 (individual): Leitura das páginas 26 a 37 e 44 a 49 do livro:
CBCISS. Teorização do Serviço Social: Documento Alto da Boa Vista. Rio de Janeiro: agir, 1988
Passo 2 (Equipe): Elaboração de texto situando as correntes positivistas e fenomenológicas no Serviço Social
Passo 3 (Individual): Realização de leitura das pág. 43 a 47 do livro MACEDO, Myrtes de Aguiar. Reconceituação do Serviço Social: Formulações Diagnósticas. SãoPaulo: Cortez, 1981
Passo 4: (Equipe) Elaboração de texto sobre a Dialética no Serviço Social.
ETAPA 4 …………………………………………………………………………………………….7
Passo 1: (Equipe) Organização dos textos produzidos pela equipe nas Etapas 1 a 3
Passo 2: (Equipe) Elaboração de relatório.
ETAPA 1 - Reconceituação do Serviço SociaL no Brasil: um movimento em questão
O primeiro movimenta de reconceituação em 64 surgiu com intuito de renovar o cenário do profissional social em busca de melhorias conforme a necessidades do povo brasileiro criticavam fortemente os métodos do serviço social tradicional que era vinculado à igreja católica, influenciada pelo governo e usava métodos norte americano.
A partir desse movimento houve várias discursões e perceberam que os métodos usados eram frágeis quanto à compreensão da dinâmica social brasileira, das relações de classe, dos grupos sociais, das instituições, pois a metodologia norte América não se adequava contexto social.
A realidade do Brasil era muito diferente o baixo índice de renda da população, ausência de infraestruturas de saneamento, alto índice de analfabetismo, baixo nível de saúde e de escolaridade. Foi nesse contexto social que o trabalhador social começou a fazer críticas, questionamentos, contestações criando novos fundamentos e conhecimentos para melhorar a realidade que conviviam tornando mais ativos.
No geral o movimento de reconceituação para o serviço social foi importante, pois antes o trabalhador social tinha uma visão fechada influenciada pela igreja e o governo ajudando a população conforme interesses políticos faziam apenas caridade e não enxergavam o direito cidadão como um ser.
Com movimento o trabalhador social começou a conhece a população carente, enxerga à verdadeira necessidade da população, formulando projetos, criticando velhas teorias que não funcionavam mais com a realidade atual o assistente social passa a participar da política e do planejamento para o desenvolvimento, deixa de atuar apenas na execução.
Araxá documento que traz a importância do assistente social agir de acordo com o desenvolvimento social e realidade, sendo que por trás de tudo estava os interesses da autocracia burguesa e o regime militar, pois a sociedade tinha que se adequar aos interesses do desenvolvimento capitalista. O trabalho foi divido em dois níveis o macro: o profissional agia junto à política e o planejamento ajudando com programas pra saúde, educação, habitação e outros, micro o profissional trabalhar direto com a população segundo interesses e projetos do regime militar.
Teresópolis foi uma continuidade do seminário de Araxá, não foi criado um documento especifico. A partir da década de 60 os profissionais estudavam o desenvolvimento da comunidade, os profissionais que participaram dos seminários estavam em busca de fundamentos, novos conhecimentos e teorias baseados em uma concepção de homem e de mundo e na formulação de novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerente e um novo posicionamento o assistente social ficou conhecido como funcionário do desenvolvimento.
Os documentos deixam bem claro o que é o serviço social, usados também em escolas na formação dos assistentes sociais e por profissionais docentes em não docentes é uma herança rica para a profissão, pois neles são encontradas importantes reflexões sobre o modo de o profissional trabalhar, o surgimento de uma visão crítica sobre questões sociais não discutidas e modo de trabalhar com a sociedade.
ETAPA 2 - Teorização do Serviço Social
Este relato com base em leitura direcionada e com entendimento uniname deste grupo chega-se à conclusão
...