TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos históricos e teóricos e metodológicos do trabalho social

Projeto de pesquisa: Fundamentos históricos e teóricos e metodológicos do trabalho social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Clenesty-RA: 438876

Isabel-RA:436191

Janaina-RA: 443051

Jessica-RA: 7984727474

Roaine-RA:7707639513

Rodrigo-RA:446947

Roseni-RA:425265

Serviço social

Fundamentos históricos e teorico-metodológico do serviço social

SÃO SEBASTIÃO ,DF

INTRODUÇÃO

Fundamentos históricos e teóricos-metodológicos do serviço social visa refletir sobre os fundamentos históricos versos teória versos prática do serviço social,levando em considerações as transformações ocorridas durante o surgimento do assistente social como categoria profissional.

Diante de tudo isto pode se constatar a importância da dinamica inserida no contexto multidiciplinar e a forma de a de atuação profissional diante das questões sociais no brasil colónia até os dias atuais.

ETAPA 1

A questão social desde muito tempo é vista pela própria sociedade como responsabilidade do governo.

As dificuldades que passam os brasileiros são tidas como problemas sociais ;por exemplo as desigualdades-sociais que não apresenta ameaças ao governo são deixadas de lado ,como se tudo fosse normal, agora a violência,seqüestro homicídios e vários outros crimes violentos por serem ameaças diretas ao governo.tem prioridade e recebem investimentos pesados,mesmo sem grandes resultados.

Foi a partir do século xix e inicio do século xx que os problemas sócias cresceram principalmente por causa do capitalismo e AA chegada de industrias que aumentou esta questão sócias,como mostra o filme ´´tempos modernos``com a revolução industrial,onde a produção artesanal foi substituída em massa pela produção em serie,que tinha a finalidade de aumentar a produtividade focando apenas na super produção ,sem se preocupar com o bem estar físico do profissional,pois o mesmo não tinha uma qualificação,realizava sempre a mesma tarefa exaustivamente.

Por que o capitalismo teve este efeito contrário?

A vida moderna impõe o desgarte do ser humano ,o desemprego ,a miséria, a ambição,a violência,todas essas questões estão ligadas ao capitalismo e o grande e o grande índice de desigualdade social,mas o que fazer?como fazer valer o os direitos da população?

Esta é uma questão bastante complexa pois são inúmeros os fatores que geram a desigualdades como cita Iamamoto´´ a questão social é aprendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura a produção social e cada vez mais coletiva em quanto a apropriação dos seus frutos mantem-se privados.``

Portanto so uma política voltada para estas questões e um investimento cada vez maior em educação,que e a base necessária e muito importaante para diminuir assim seus efeitos existentes.

ETAPA 2

O que significa mudar?

Mudar e adaptar e atualizar-se e evoluir,as mudanças ocorrem e são necessárias em cada momento.

Quais as conseqüências do desemprego enquanto questão social?

O desemprego é ruim tanto para o individuo como para o estado,pois o individuo passa por um sentimento de frustração,de baixa estima e isto pode ter varias conseqüências dentre elas o uso de drogas e os roubos.

Por que o conhecimento especializado e importante?

Porque especializa-se e capacitar-se para exercer uma atividade com êxito,e garantir um desenvolvimento pessoal e profissional.

Para amenizar os problemas ,e trazer soluções encentivando a interação social é preciso muita determinação,porque são muitas as situação de misérias no contidiando brasileiro,não é fácil conviver com isto.

Esta questões sócias existentes no mundo capitalista e que fortaleceu a introdução dos assistentes sócias,aperfeiçoando cada vez mais os estudos e as formas de intervvir nestas questões.

Onde atua os assistentes sociais?

São diversas as áreas de atuação do assistentes sociais ,em instituições publicas ,privadas ,e organização não governamentais ,de acordo com o conselho federal do serviço social(CFSS) o campo que mais emprega hoje e a saúde.

Contar com o auxilio de um assistente social ,tanto no desemprego como na saúde e muito importante,pois os problemas da rede publica soa muitos ,os pacientes enfrentam muitas barreiras,quem depende do SUS principalmente,enfrenta longas filas muita burocracia ,falta de profissionais ,tudo isto relacionando a condições de trabalho caótico e falta de gestão ,os problemas se multiplicam na mesma propoçao do desenvolvimento do país .

Quais as soluções?

Investimento em todas as áreas,tanto financeiro como na Mao de obra especializada,seria um ótimo começo.

ETAPA 3

A introdução do serviço social no Brasil.

O serviço social foi introduzido no Brasil nos anos 30 como decorrente de uma situação histórica de um processo acumulativo de acontecimentos na sociedade brasileira nos setores políticos econômicos ,sócias e religiosos.

Com a economia brasileira concentrada no cultivo do café ,foi definido como um organismo social onde se preciniza os interesses da burguesia.

Alguns lideres católicos resolverem progamar um curso de iniciação social motivado por meios da camada social com a finalidade de solucionar os problemas permanentes do período atual.

O curso era constituído das seguintes matérias economia,higiene,direito,pratica de enfermagem,estatística,religião.pedagogia e serviçosocial,sendo intercaladas de trabalhos práticos ,relatórios,inquéritos ,visitas e estagio.

Dois problemas constituíram o objeto da formação dos assistentes sócias

{o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com