Fundo Monetário Internacional
Artigo: Fundo Monetário Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beto8507 • 25/2/2014 • 619 Palavras (3 Páginas) • 403 Visualizações
FMI
O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamento, através de assistência técnica e financeira. Sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos da América.
INTRODUÇÃO
O FMI se auto-proclama como uma organização de 185 países, trabalhando por uma cooperação monetária global, assegurar estabilidade financeira, facilitar o comercio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimentos econômicos sustentáveis, além de reduzir a pobreza.
O FMI foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetários internacional notadamente através da promoção da cooperação e das consultas em assuntos monetários entre os seus 184 países membros.
Com exceção de Coreia de Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mônaco, Tuvalu e Nauru, Todos os membros da ONU fazem parte do FMI, Juntamente com o BIRD, o FMI emergiu das conferencias de Bretton Woods como uns pilares da ordem econômicos internacional do pós-guerra.
O FMI objetiva evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais.
O fundo favorece a progressiva eliminação das restrições cambiais nos países membros e concede recursos temporários para evitar ou remediar desequilíbrio nos balanços de pagamentos. Alem disso FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistências técnicas e treinamentos para os países membros.
Objetivos
Promover a cooperação monetária internacional fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros;
Favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de empregos e trazendo desenvolvidos dos recursos produtivos;
Oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades econômicos, emprestando recursos com prazos limitados;
Contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidades dos câmbios
Assembleia de Governadores
A autoridade decisória máxima do FMI é a Assembleia de Governa, formada por um representante titular e um alterno de todos os pais membro, geralmente ministros da economia ou presidentes dos bancos centrais.
A diretoria executiva, composto por 24 membros eleitos ou indicadores pelos países ou grupos de países membros, é responsável pelas atividades operacionais do fundo e deve reportar - se anualmente á assembleia de governadores. A diretoria executiva concentra suas atividades na analise da situação especifica de países ou no exame de questões como o estado econômico mundial e do mercado internacional de capitais a situação econômica da instituição, monitoramento econômico e programas de assistência financeira do fundo.
Diretoria
...