Funções Do 2º Grau
Casos: Funções Do 2º Grau. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: augusto.minas • 22/3/2014 • 994 Palavras (4 Páginas) • 372 Visualizações
1) O texto sobre os principais tipos de vírus dá algumas informações úteis para o engenheiro agrônomo que vai atuar no meio biofísico de maneira consciente responsável e ético.
a) Vírus são considerados organismos vivos? Justifique.
Apesar dos vírus serem acelulares e simples eles são considerados organismos vivos, pois possuem material genético (RNA e DNA) e por isso conseguem se produzir. Mas devido a serem parasitas obrigatórios é necessário que eles entrem em outras células para se reproduzirem. São seres mutantes e causadores de patologias em animais e plantas.
b) Qual a importância de se obter conhecimentos sobre os vírus e a relação deles com a profissão do agrônomo?
Como já foi falado na questão anterior os vírus são causadores de patologia em animais e plantas. E se os agrônomos souberem tudo a seu respeito será mais fácil combatê-los.
2) Qual é a constituição e formação de um vírus?
O vírus é formado por duas partes: porção central e porção periférica.
Na porção central ele é constituído por RNA e DNA, no qual estão contidas, em código, todas as informações necessárias para a produção de outros vírus iguais.
E a porção periférica é constituída de proteínas que protege a porção central e também possibilita ao vírus a identificar as células que ele pode parasitar. Alguns vírus maiores e mais complexos apresentam um invólucro lipoproteico que dão origem às membranas celulares.
3) Leia o texto no livro sobre a origem e evolução das células ( pág. 2 a 17 ) e elabore uma justificativa fundamentada para suas respostas nas letras a e b, baseando-se nas hipóteses científicas sobre as condições da atmosfera primitiva e as primeiras formas de vida do planeta.
a) Nas condições da atmosfera atual do nosso planeta poderia ocorrer a síntese prebiótica? Justifique.
Não. Porque a síntese prebiótica acontece somente sem a participação de seres vivos. E isso foi há 4 bilhões de anos. Hoje isso só poderia ocorrer por síntese em laboratórios químicos.
b) O estudo da Biologia Celular torna-se importante para o engenheiro agrônomo em quais aspectos ou setores? Justifique.
A biologia celular é o ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos. Quando o agrônomo conhece bem tudo que engloba a biologia celular é bem mais fácil para ele diagnosticar algum problema que esteja comprometendo o desenvolvimento ou a produção de uma lavoura.
4) Explique o que é endossimbiose e quais organelas surgiram nas células eucariotas através desse processo.
Endossimbiose ou simbiose intracelular é a associação de dois ou mais seres de diferentes espécies, mas que vivem conjuntamente, com vantagens recíprocas e são caracterizadas como um só organismo. Através desse processo surgiram as mitocôndrias, organelas com duas membranas, sendo a interna de bactéria precursora e a externa da célula eucarionte que estava em formação. Provavelmente, os cloroplastos se originam de maneira semelhante, também por endossimbiose, porém de bactérias fotossintéticas.
5) Explique como era atmosfera primitiva e sua constituição.
O surgimento da atmosfera ocorreu há aproximadamente 4 bilhões de anos. Sua formação aconteceu quando o planeta Terra, após ter sofrido um enorme aquecimento, começou a esfriar, então do seu interior foi sendo expelido vapor de água, e uma considerável quantidade de gases, dentre outros elementos. Os mesmos se dirigiram em direção ao espaço sideral, porém uma parte fixou-se ao redor do planeta, evento proporcionado pela força gravitacional. A atmosfera primitiva era composta por átomos de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, que se que se ligavam formando os compostos de amônia (NH3), metano (CH4), hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O). Nessa época não havia nitrogênio e nem oxigênio.
6) Cite as três circunstâncias pelas quais favoreceu o acúmulo dos compostos de carbono nos mares e oceanos primitivos.
O
...