GABARITO - QUESTÕES DE REVISÃO
Pesquisas Acadêmicas: GABARITO - QUESTÕES DE REVISÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keyllaanjos • 26/3/2014 • 316 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
1. Como deve ser a postura de um profissional de RH estratégico?
Um profissional de RH, para atuar de forma estratégica deve apresentar competências como: visão sistêmica e estratégica, foco no cliente interno e externo, capacidade de relacionamento e formação de parcerias/alianças, proatividade, iniciativa, criatividade, capacidade de negociação e persuasão.
2. Quais os principais usos da descrição e análise de cargos?
Slide 16
3. O que é enriquecimento de cargos? E quando é vertical ou horizontal?
Significa a reorganização e ampliação dos cargos, a fim de torná-los para adequá-lo ao ocupante introduzindo autonomia, significado das tarefas, variedade, identidade e retroação. Ela ocorre na vertical quando são atribuídas atividades de nível superior, quando delegamos atividades para outros ou automatizamos. E, na horizontal, quando incluímos o pré-trabalho ou o trabalho posterior.
4. Como um MT em situação de oferta influencia pessoas e organizações?
Um mercado de trabalho em situação de oferta significa muitas vagas para poucos candidatos – slide 19
5. Qual o nome dado ao instrumento que “dispara” o processo de R&S e o que determina se o seu atendimento será automático ou não?
Requisição de pessoal e quando se trata de substituição de pessoal ou aumento de quadro previsto este trâmite em geral ocorre de forma mais acelerada. Pois, são situações em que já existe previsão orçamentária e/ou infra-estrutura para tal.
6. Qual o processo de raciocínio que você utilizaria para escolher uma fonte de recrutamento?
Qual o perfil do cargo (competências necessárias), nível hierárquico, relação custo x benefício que a fonte oferece (ou seja, maior nível de assertividade, menor tempo e menor custo).
7. Recrutamento interno ou externo: qual deles você escolheria como prioridade e por quê?
Depende, se a intenção é inserir novas idéias, novos conhecimentos, questionar a cultura e processos, a prioridade deve ser o externo. Se a intenção é valorizar e motivar o público interno (e se tenho pessoas com perfil) o ideal é priorizar o interno.
...