GESTÃO DEMOCRÁTICA: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Por: MARITANA • 18/2/2018 • Relatório de pesquisa • 364 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
GESTÃO DEMOCRÁTICA: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que norteia a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos e metas estabelecidas.
Nesse propósito o Projeto Político Pedagógico deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos. Deve ser uma forma de promover o debate democrático possibilitando a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola.
O projeto político pedagógico construído através de parcerias com a comunidade escolar é um bom exemplo da gestão democrática, na medida em que gera o compromisso dos atores da escola com a proposta educacional. No entendo percebe-se que a construção do mesmo nem sempre se dá dessa forma, pois muitas vezes é construído dentro de uma sala, só entre componentes da gestão escolar ou municipal.
A gestão democrática da educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais; requer mudança de paradigmas que fundamentem a construção de uma proposta educacional e o desenvolvimento de uma gestão diferente da que muitas vezes é vivenciada. Essa nova forma de administrar a educação constitui-se num fazer coletivo, permanentemente em processo, processo que é mudança contínua e continuada, mudança que está baseada nos paradigmas emergentes da nova sociedade do conhecimento, os quais, por sua vez, fundamentam a concepção de qualidade na educação e definem, também, a finalidade da escola.
Os projetos políticos pedagógicos das escolas da cidade de Potiraguá em sua maioria foram construídos no ano de 2014, portanto estão com uma visão ainda defasada em alguns quesitos da educação atual, como o da Educação Integral e Educação Inclusiva. As metas e objetivos do projeto não se direcionam à esses aspectos.
Nesse sentido vale salientar a importância de construir projetos mais atuais, voltados a estas propostas da nova educação. Tornando- se necessário reunir novamente os componentes da comunidade escolar para traçar novos objetivos, novas metas, enfim um novo projeto de trabalho que atendam a essas novas demandas da educação.
...