GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS
Por: kellen05 • 30/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.705 Palavras (11 Páginas) • 1.841 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO SEMIPRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
KELLEN DOS SANTOS AMORIM
LICIMAR SOARES DOS SANTOS
Gestão e Aspectos Sociais
[pic 4]
Novo Gama - GO
2017
KELLEN DOS SANTOS AMORIM
LICIMAR SOARES DOS SANTOS
Gestão e Aspectos Sociais
Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Wesley Junio Nemezio Moreira
Novo Gama - GO
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO Pág. 04
TERMO DE ABERTURA DE PROJETO _ Pág. 05
- Gerente de projetos designado e nível de autoridade atribuída. _ Pág. 05
- Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente, do patrocinador e de outras partes interessadas. _ Pág. 05
- Necessidades de negócios, descrição de alto nível do projeto ou requisitos do produto para o qual o projeto é realizado. Pág. 05
- Objetivo ou justificativa do projeto. Pág. 06
- Cronograma de marcos sumarizado. Pág. 06
- Influência das partes interessadas. _ Pág. 06
- Organizações funcionais e sua participação. _ Pág. 07
- Premissas organizacionais, ambientais e externas. _ Pág. 08
- Restrições organizacionais, ambientais e externas. _ Pág. 08
- Orçamento sumarizado. _ Pág. 09
TABELA DE AVALIAÇÃO DE ENGAJAMENTO DOS ENVOLVIDOS Pág. 09
CONCEITO DE INTRAEMPREENDEDORISMO _ Pág. 10
CONCEITO DE AÇÃO SOCIAL DEFINIDA POR MAX WEBER _ Pág. 10
ASSÉDIO MORAL COLETIVO _ Pág. 11
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA _ Pág. 12
INTRODUÇÃO
De acordo como a leitura do SGA a EcoPlástico baseia sua gestão administrativa na teoria dos tempos e movimentos de Taylor, este modelo procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção,para isso buscava uma padronização do trabalho onde o mesmo deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente para que assim fosse definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas, onde os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo.
Esse tipo de gestão torna o colaborador em uma espécie de máquina. Onde o mesmo é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas, essa mecanização apesar de facilitar a produção ao mesmo tempo limita a sua visão geral da produção além de não se importar com o lado social e humano do trabalhador levando em conta apenas o que ele produz.
Este método utilizado por Taylor foi muito eficiente na sua época, mas o crescimento das empresas ocasionou a necessidade de uma reformulação nessas teorias onde cada setor e cada indivíduo deve ser tratado de acordo com as suas afinidades e limitações. Dessa forma o modelo atual utilizado pela EcoPlástico deve ser adaptado e redefinido para um modelo de gestão que contemple a atualidade, como o apresentado por Fayol onde para este determina que os princípios de administração são mais flexíveis levando em conta o fator humano, sempre presente nas organizações e, dessa forma veio complementar a teoria de Taylor, defendendo a harmonia entre os empregados, os incentivos materiais e salariais.
O modelo de administração apresentada por Fayol, deve contemplar as necessidades da EcoPlástico, pois está voltada para característica de cada função da empresa dessa forma é possível identificar cada setor pois as funções administrativas recebem o nome de área de administração geral; as funções técnicas recebem o nome de área de produção, manufatura ou operações; as funções comerciais, de área de vendas/ marketing. As funções de segurança passaram para um nível mais baixo. As funções contábeis passaram a se subordinar às funções financeiras, surgindo assim a área de recursos humanos ou gestão de pessoas, onde nessa será capaz a avaliação das necessidades dos colaboradores.
...