GESTAO DE PESSOAS
Trabalho Escolar: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bia1985 • 1/9/2014 • 317 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
GESTAO DE PESSOAS
Para permanecerem competitivas e eficazes, à longo prazo, as empresas precisam gerir mudanças em seus produtos, serviços, estratégias, tecnologias e, sobretudo, possuir uma equipe de colaboradores bem treinados e capacitados para o novo contexto global. Sendo assim, o desempenho de uma organização e sua excelência operacional dependerão principalmente das competências de seus colaboradores. As competências essenciais de uma organização são a expressão das competências que os seus membros possuem. Investir no desenvolvimento dos seus colaboradores significa investir no desenvolvimento da organização. O sucesso de uma empresa depende das pessoas que compõe a equipe de trabalho. A gestão de competências torna-se um grande diferencial competitivo porque busca desenvolver cada colaborador em três áreas fundamentais: conhecimento (saber), habilidade (fazer) e atitude (ser).
A empresa precisa possuir um desenho de todas as suas funções ou cargos especificando as competências necessárias. Este cadastro auxiliará o gestor no momento de recrutamento, seleção e contratação de novos colaboradores. É fundamental também possuir o perfil individual de cada colaborador da empresa, pois será utilizado no momento de traçar os treinamentos anuais, composição de equipes de trabalho, liderança de projetos, promoções de pessoas, etc.
A gestão eficaz de pessoas visa desenvolver com excelência as seguintes etapas: selecionar e contratar, aplicar segundo as competências individuais, recompensar, desenvolver, manter e monitorar. É necessário ressaltar que a qualidade de vida no trabalho aumenta a produtividade do colaborador e auxilia a retenção de talentos.
Um bom gestor de pessoas estará atento ao clima organizacional e periodicamente fará pesquisas e reuniões de avaliação do nível de satisfação dos colaboradores. Ao identificar insatisfações deverá agir imediatamente com medidas que garantam a saúde emocional da equipe de trabalho.
A recompensa do colaborador não deve se limitar apenas ao salário, mas também a sua valorização e realização pessoal completa. A empresas que investirem o melhor em seus colaboradores, receberão como resultado o melhor de suas competências.
Autor: Heverton Soares
...