GESTAO DE PESSOAS
Exames: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fcosta.contap123 • 17/9/2014 • 1.994 Palavras (8 Páginas) • 205 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS:
Técnicas de Negociação
e
Comportamento Organizacional
Charmenia Jesus dos Santos – RA – 5531106561
Dayse da Silva Novais – RA – 5569149233
Fernando Rodrigues da Costa – RA – 6787245012
Tutora: Fernanda Sousa Toledo
TAGUATINGA / DF
2014
INTRODUÇÃO
Atualmente a negociação vem sendo muito discutida e tem recebido muita atenção de diversos autores, alguns deles acreditam que a negociação depende de várias teorias, que devem ser aprendidas antes de serem praticadas. É unânime a opinião a respeito da existência de um conjunto de características que formam o perfil do negociador. Há a necessidade de entender quais são essas características, precisa-se concentrar nas ideias, discutir proposições, dar alternativa a outra parte, ter objetividade no resolver dos problemas, apresentar propostas concretas, saber falar e ouvir, colocar-se no lugar do outro, saber separar os relacionamentos pessoais dos interesses, entender e interpretar o comportamento das pessoas. Toda negociação tem um ou mais objetivos e estes objetivos podem ser categorizados como ideais, realistas e prioritários.
Tomando-se por base o contexto atual, onde a competitividade e a evidência são fatores de permanência nos negócios, identifica-se um período de contínuas transformações na sociedade, onde pressões econômicas, sociais, políticas, tecnológicas, culturais e educacionais estão afetando de forma significativa a vida das pessoas e o desempenho das organizações, sociedades e países.
Compreender este processo de constante transformação é fundamental para a sobrevivência das organizações, que poderão evitar fracassos na medida em que adaptarem-se e anteciparem-se às mudanças.
A adaptação nos transforma procurando tornar-nos melhores em tudo que fazemos a nossa proposta se abrange na melhoria de vida da nossa rua, do bairro, da nossa cidade.
Segundo Berley (1984) negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e anatômicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um acordo.
A responsabilidade de se fazer o melhor atribui-se ao dialogo, debates visando chegar ao melhor entendimento possível entre as partes relacionadas em uma negociação. O instrumento documental visa complementar a atuação de seus representantes contribuindo para o aperfeiçoamento do direito humano junto com o conjunto da sociedade.
1- Mapeamento do perfil dos oponentes da negociação
Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infra-estrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranqüilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a idéia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. Alegação: O progresso é inevitável.
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
2- Mapeamento das habilidades essenciais dos Negociadores (Modelo Jung)
As habilidades essenciais que constam no artigo de Almeida e Martinelli são:
Concentrar-se nos interesses: isso significa atender as necessidades e expectativas. Daí a importância de definir os objetivos a serem alcançados pela negociação e de analisar os interesses e outros negociadores envolvidos. Conforme o PLT é encarar a discussão como uma oportunidade de reflexão e revisão de opiniões.
O modelo de estilos apresentado por Carl Jung, citado por Oliveira (1994), alia a capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceitar o controle em relação ao outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar-nos outros indivíduos com os quais se relaciona.
Tabela de Mapeamento
Oponentes da
Negociação Estilos Características Táticas
Carlos Henrique
(Associação dos Moradores do Bairro) Negociador Cooperativo.
É influenciado pelo bom “espírito esportivo”
Evitar detalhes.
Jorge Andrade
(Gravadora) Negociador Procura a equidade.
Contesta as questões enquanto procura chegar a um acordo solido.
Existe a idéia de que as pessoas irão colaborar em vez de obstruir.
Fimar compromissos mútuos.
Associação de moradores: Representada por Carlos Henrique, faz um estilo confrontador e conservador, dificultando a instalação da gravadora no bairro. Os moradores questionam que a mesma irá aumentar o trânsito no local, além de tornar o bairro inseguro e o barulho causado pela gravadora atrapalhará
...