GESTAO INDUSTRIAL
Ensaios: GESTAO INDUSTRIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: juciane14 • 25/5/2014 • 6.500 Palavras (26 Páginas) • 251 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO DO
CURSO EM CIENCIAS CONTABEIS
JUCIANE DA SILVA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
Gestão Industrial
Boa Vista – RR
2014
JUCIANE DA SILVA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
Gestão Industrial
Trabalho apresentado ao Curso de ciências contábeis 5º Semestre da UNOPAR-Universidade Norte do Paraná, às disciplinas: Contabilidade de Custos, Contabilidade Industrial, Contabilidade Gerencial, Sistemas de Informação.
Professores: Daniel Ramos Nogueira; José Manoel da Costa,Marcelo Resquetti Tarifa , Luiz Fernando Soares da Silva , Marcelo Carocia.
Boa Vista – RR
2014
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo apresenta o conceito de gestão industrial , e o que acontecem dentro de uma determinada empresas, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos. As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo. Porém a gestão industrial ela não funcionar sem as suas ferramentas.
• Diferença entre a apuração do “custo” das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comércio varejista.
A gestão de custo no comercio varejista se fala na gestão de custo para formação de preço, no controle dos gastos, na locação das despesas e outras, contudo mais voltada para uma visão. Industrial deixando o comércio a ver navios com relação a esse tipo de gestão tão conhecido e utilizado na indústria, mais ainda sofre o comercio voltado para o consumidor final que por muitas vezes tem a sua contabilidade de custos e formação de preço feita de forma empírica e, por muitas vezes, fazendo o consumidor pagar a conta por tal falta de controle. O primeiro passo para implantação de uma gestão de custo no comércio varejista é classificar os gastos quanto ao volume comercializado no período, para isso os custos e as despesas devem ser classificadas em fixas e variáveis, sempre lembrado que o custo está voltado para os gastos originalizados para obtenção de receita e a despesa trata-se de um gasto originado da operação da loja, ou seja são as despesas pagas para que haja o funcionamento da empresa. O custo e a despesa variável está diretamente relacionada ao volume vendido pois, quanto mais mercadoria uma loja venda maior será o gasto, a tabela a seguir exemplifica melhor essa informação:
tabela
Fatores / Quantidades vendidas 50 Unidades 1 Unidade 50 Unidades
(+)Preço de Venda ($) 1.000 50.000
(-) Custo do produto ($) 500 25.000
(-) Despesa do produto ($) 170 8.500
- Tributos de vendas 17% 30 1.500
- Comissões de vendas 3% 300 15.000
(=) Resultado da venda
Como podemos observar quanto maior a quantidade vendida de produtos mais elevados são os gastos, porem se passarmos a observar em uma visão percentual a margem fica constante independente da quantidade vendida, percentualmente os gastos são de 70% sobrando 30% de margem de lucro bruto. Os custos e despesas fixas são inversamente proporcionais a quantidade vendida, para cada produto vendido menor será o percentual de participação. Para que o produto possa absorver esse gasto deveremos utilizar um método chamado rateio que nada mais é que dividir proporcionalmente o gasto fixo pela quantidade vendida, a tabela a seguir ajuda a entender melhor essa operação:
Tabela 2
Fatores / Quantidades vendidas Valor ($) 1 Unidade 50 Unidades
(+) Lucro Bruto ($) 300 15.000
200 200 200
100 100 100
300 300 300
300 14.400 15.000
(-) Custo operacionais ($) 200 200
(-) Despesa operacionais ($)
- Aluguel 100 100
- Salários da administração 300 300
Vimos que os custos e as despesas fixas são constantes em relação a quantidade faturada, obrigando assim a loja vender mais produtos afim de aumentar o lucro, no exemplo acima
...