GESTÃO AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES
Artigos Científicos: GESTÃO AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: S_DANI • 17/8/2014 • 3.290 Palavras (14 Páginas) • 299 Visualizações
A Gestão Ambiental nas Organizações
FONTE: João Batista dos Santos
Pós-Graduado em Gestão Ambiental Empresarial pelo Ietec
RESUMO
Diante da perplexidade mundial frente aos efeitos ambientais resultantes da atuação do homem sobre a natureza, percebe-se finalmente que o crescimento econômico da maneira como tem sido conduzido só pode levar a um resultado: caos. A análise das práticas de controle de qualidade mostra que não basta somente qualidade de produto e de processo, precisa-se de qualidade ambiental. E esta só pode ser alcançada com o comprometimento não só do governo e dos indivíduos, mas também do meio empresarial.
Entre as tecnologias disponíveis, as normas e regulamentos para sistemas de gestão ambiental são um esforço no sentido de as organizações assumirem suas responsabilidades frente ao futuro do planeta. A compreensão do processo de gestão ambiental faz a grande diferença quando da constatação dos resultados empresariais.
Este trabalho é fruto de intensa pesquisa teórica na área de gestão ambiental, traçando-se paralelos com o potencial de contribuir para o desenvolvimento sustentável das organizações.
Palavras-chave: gestão ambiental, desenvolvimento sustentável, qualidade.
ABSTRACT
Amid a stunned world about the environmental effects, that is the outcome of the man action over the nature, it is notable that the current economic growth will wind up nowhere but the chaos. Analysis of quality control practices leads to a need of environmental quality, not just product or process. Besides the State and society support, it can only be reached if the organizations stick for it as well.
Among available technologies, the norms and rules for systems of environmental management are an effort so that companies are pushed to take their comittment upon the future of the planet. The understanding of the technological innovation process, is what makes the difference off organizations results.
This work results from an intense theoretical research on the area of environmental management, tracing parallels were with the potencial to contribute in the sustentable implementation in the organizations.
Word-keys: environmental management, sustentable implementation, quality.
Introdução
Temas ambientais transformaram-se em um ponto crítico para os negócios nos últimos anos. Para as organizações, conformidade com regulamentos, decisões legais de responsabilidade financeira por danos ambientais e aumento da importância dada por parte dos clientes e grupos interessados, aos efeitos ambientais relatados na manufatura do produto, têm feito do fator ambiental uma variável estratégica, com implicações em produtos, processos e procedimentos de operação, controle e gerenciamento.
Para a boa imagem da organização e a manutenção e ampliação dos seus mercados tornou-se fundamental agregar ao sistema de gerenciamento a gestão do meio ambiente.
Tomados juntos o crescimento econômico, a deterioração ambiental, o aumento das tendências em direção à transparência dos processos industriais e o crescimento dos custos de desobediência às regulamentações ambientais, implica-se uma necessidade de minimizar o impacto ambiental das atividades organizacionais e, simultaneamente, manter ou aumentar os níveis de produtividade em um mercado competitivo global. Assim, o grande desafio das organizações é conciliar o crescimento econômico com a preservação dos recursos naturais.
No sentido de mudar o paradigma do crescimento econômico ilimitado e para atender às pressões por uma maior qualidade ambiental, a gestão ambiental propõe um sistema onde há a possibilidade de desenvolvimento de uma produção ecologicamente correta, de construção de uma cultura baseada em valores ambientais e, além disso, de que tudo isso seja adaptado à realidade de cada organização.
Objetivos
Objetivo geral
Demonstrar a importância da implantação e manutenção de um sistema de gestão ambiental e, além disso, que este sistema possa ser visto como inovação tecnológica na organização.
Objetivos específicos
1. Destacar a evolução da preocupação com qualidade, desde a ênfase na qualidade do produto e do processo até a ênfase no meio ambiente;
2. Dissertar sobre o processo de mudança organizacional e, mais especificamente, sobre o processo de inovação tecnológica;
3. Comprovar que o sistema de gestão ambiental é requisito fundamental para as organizações manterem-se competitivas no atual cenário mundial.
Metodologia
O desenvolvimento do tema proposto foi realizado através de pesquisa bibliográfica. No entanto, a principal limitação é a falta de disponibilidade de estudos direcionados especificamente para o sistema de gestão ambiental.
Levando em consideração a inexistente bibliografia específica, a grande contribuição deste trabalho é exatamente o seu pioneirismo em explorar o sistema de gestão ambiental, com fator de sobrevivência das organizações no século XXI.
Acredita-se que a abordagem proposta para estudo é válida na medida em que apresenta-se como um instrumento que permite a análise da introdução de um sistema de gestão ambiental e o inerente processo de mudança, traçando-se uma visão geral do impacto dos fatores ambientais na organização até o ponto de início da operacionalização do sistema.
Resultados e Discussão
Diante da evolução das respostas do setor produtivo à questão do meio ambiente, surgiu a idéia de gestão ambiental que versava sobre uma gerência global nesta área.
Segundo D’Avignon (1995), gestão ambiental é a "parte da função gerencial que trata, determina e implementa a política de meio ambiente estabelecida para a empresa". No dicionário básico de meio ambiente encontra-se a seguinte definição para gestão ambiental: "tentativa de avaliar valores e limites das perturbações e alterações que, uma vez excedidos, resultam em recuperação demorada do meio ambiente, e de manter os ecossistemas em condições de absorver transformações ou impactos, de modo a maximizar a recuperação
...