GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: VALORES ÉTICOS E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Por: derikbig • 9/5/2015 • Monografia • 476 Palavras (2 Páginas) • 423 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
A ética é Singular e Universal. Não existem distintas éticas. O que era ético para o homem das cavernas, nosso ancestral, permanece ético para nós e continuará ético para a sociedade cibernética, futuramente. Na realidade o que há são novas situações éticas. Exemplo: há certo tempo não tínhamos a ética do mundo virtual, pois os computadores não existiam. Nos dias atuais, a ética condena os hackers e os vírus.
Nesse contexto, verificamos que muitas das ações das organizações estão cada vez mais voltadas ao lucro, independentemente de questões morais e éticas. O que nos leva a refletir sobre os nossos valores pessoais relacionados, ou opostos, à cultura organizacional.
Atualmente, a sociedade como um todo, se envolve cada vez mais em uma era tecnológica virtual, acarretando mudanças nas culturas das organizações e evolução do modo de comunicação.
DESENVOLVIMENTO
"O trabalhador tem mais necessidade de respeito que de pão."
(Karl Marx)
Os valores de uma empresa devem ser a base de sua gestão, cada atitude da organização deve ser relacionada com os princípios apontados para provar que os mesmos realmente existem e não estão lá apenas ‘de enfeite’.
Assim haverá uma maior identificação do funcionário para com a postura da empresa. Isso é fácil de ser notado, normalmente, quando perguntado onde trabalha, o colaborador, quando se identifica com a empresa, falará de boca cheia o nome desta, e falará bem da mesma. Agora façamos o contrário, se você perguntar para alguém que não se identifica com a organização que este trabalha, ele até baixa a cabeça para falar o nome da empresa.
Para obter essa entrega de um funcionário, não é tarefa das mais difíceis, basta ter uma administração séria pautada em RESPEITO AO SER HUMANO.
Com base no artigo “HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR” (Disponível em: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/02/hsbc-e-condenado-por-espionar-152-funcionarios-segundo-o-mpt-pr.html), a estratégia de se verificar a ma fé de um funcionário baseada no ato de espionagem, não é uma forma de se demonstrar valores éticos empresariais. Ao contrário. Nesse ato, constatamos alguns valores invertidos praticados pela empresa: Invasão de privacidade, violação da intimidade, violação da honra e da imagem das pessoas, violação da dignidade da pessoa humana... e por aí vai.
...