GESTÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS
Relatório de pesquisa: GESTÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: stefnimtz • 27/10/2014 • Relatório de pesquisa • 3.730 Palavras (15 Páginas) • 665 Visualizações
N2 GESTÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS
É necessária uma avaliação
Na literatura a respeito da internacionalização de empresas há cinco teorias clássicas; entre elas:
§ Teoria do poder de mercado
§ Teoria do ciclo de vida do produto e investimento internacional
§ Teoria dos custos de transação
§ O paradigma eclético da produção internacional (modelo OLI).
§ O modelo de Uppsala
Dunning (1980) esclarece que o Paradigma Eclético da Produção Internacional (Modelo OLI) é o processo de internacionalização das empresas a partir do estabelecimento de unidades de produção no exterior. No conteúdo estudado há esclarecimentos no que se refere à objetivos, argumentos principais, aspectos relevantes e destino de cada uma das teorias, estruture uma explicação a respeito do Paradigma Eclético da Produção Internacional (Modelo OLI) apresentado por Dunning (1980) no contexto da processo de internacinalização de empresas.
Orientações:
1. Máximo de 10 linhas, fonte Arial 12. Não serão consideradas as linhas após este limite.
2. Estruture seu texto a partir das explicações conceituais pertinente ao conteúdo da disciplina presentes no enunciando da questão.
Resposta Selecionada: O Paradigma Eclético da Produção Internacional é quando empresas multinacionais instalam filiais ou até mesmo centros de produções em outros países quando nestes não é possivél encontrar os produtos os serviços que ela procura nessa região, sendo mais fácil assim instalar uma fábrica ou uma central de serviços na região onde a empresa quer entrar. Pois sairia mais caro importar esses produtos da sua matriz, além de muitas vezes inviável e que talvez não atingirria o mercado como esperado. Assim como uma forma de padronizar os serviços e até mesmo por uma economia torna-se mais viavél a instalação de uma filial; dessa maneira a empresa consegue atingir o mesmo padrão de qualidade além de poder utilizar os insumos e as caracteriscas do mercado na qual está inserida.
Essa é uma técnica muito utilizada atualmente por diferentes empresas como forma de introdução em novos mercados.
Resposta Correta: [Nenhuma]
Feedback da resposta: [Sem Resposta]
• Pergunta 1
• Pergunta 2
0,8 em 0,8 pontos
As informações a seguir tratam do processo de internacionalização da Empresa Marcopolo.
É uma empresa gaúcha, fabricante de ônibus e carrocerias, presente hoje em nove países. Fechou o ano de 2007 com receita líquida de R$2,12 bilhões, expansão de 21,6% sobre 2006 e com produção internacional de 17.890 unidades. A direção da empresa comunicou à imprensa em fevereiro de 2008 uma mudança de estratégia, guiada pela "diminuição das exportações de kits para a montagem das unidades fora do Brasil que passam a buscar em seus mercados locais peças e partes para os veículos, iniciando um processo de global-sourcing”. Esse fato representou a busca pela nacionalização da produção nos países em que a Marcopolo já atua.
Partindo desse texto, é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: c.
A empresa decidiu pela contratação de fornecedores como forma de reduzir os custos de transação que envolvem as operações no exterior.
Resposta Correta: c.
A empresa decidiu pela contratação de fornecedores como forma de reduzir os custos de transação que envolvem as operações no exterior.
Feedback da resposta: Correta: A empresa decidiu pela contratação de fornecedores como forma de reduzir os custos de transação que envolvem as operações no exterior.
Incorreta: A contratação de fornecedores é uma forma de reduzir a distância psíquica que envolve as atividades no exterior. – não se refere à situação apresentada
Incorreta: A busca por fornecedores locais é uma maneira de padronizar a produção, dificultando o controle da operação. – não se refere à situação apresentada.
Incorreta: A subcontratação é muito comum em transações que envolvem ativos muito específicos de alto valor agregado. - não se refere à situação apresentada
Incorreta: Os fornecedores locais reduzem a racionalidade limitada das empresas.- não se refere à situação apresentada.
• Pergunta 3
0,8 em 0,8 pontos
Um aumento das exportações maior do que o das importações é condição essencial para que uma trajetória de crescimento não esbarre em um “teto” dado pelo desequilíbrio do balanço de pagamentos. Nesse sentido, a importância das exportações está no fato de ser o único componente dos gastos autônomos que gera divisas em moeda forte, necessárias para atender às exigências de importação e essenciais para dar continuidade à trajetória de crescimento.
Na prática, todos os países – com exceção dos EUA – são export-led, no sentido de que necessitam gerar divisas para arcar com o pagamento das suas importações e de seus débitos externos. Entretanto, há um outro sentido para o termo export-led como um componente de demanda agregada, capaz de liderar a trajetória de crescimento da economia. Em um primeiro momento, a instalação de uma unidade produtiva de uma empresa no exterior poder reduzir as exportações da matriz, não impede que haja um aumento das exportações a médio e longo prazos.
No comércio internacional uma das categorias que mais tem crescido é o comércio intrafirma. Isso aumenta o potencial de expansão das exportações do país de origem. Há que se considerar também o recebimento de lucros e dividendos em moeda estrangeira por parte das filiais das multinacionais brasileiras. Vale destacar que a internacionalização também viabiliza a entrada das empresas em setores que não podem
...