INSERÇÃO INTERNACIONAL BARASILEIRA
Pesquisas Acadêmicas: INSERÇÃO INTERNACIONAL BARASILEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ACM4072 • 28/4/2013 • 782 Palavras (4 Páginas) • 672 Visualizações
TEMA: INSERÇÃO INTERNACIONAL BRASILEIRA
INTRODUÇÃO
Historicamente o comércio internacional e do desenvolvimento econômico dos países no século XIX e XX é rica em apontar a força e os riscos implícitos na tradicional teoria das vantagens comparativas, comprometendo o futuro de países e regiões ainda não desenvolvidos.O principal objetivo e analisar os efeitos sobre renda, emprego, finanças públicas e contas externas, apresentando uma breve discussão sobre o modelo econômico, calculando os efeitos em que o país possui vantagens e desvantagens comparativas. Vamos discutir a necessidade de conscientização em relação aos cuidados e desafios com o meio ambiente, respeitando os limites, garantindo disponibilidade de recursos naturais e reduzindo a pobrezabuscando um caminho para o desenvolvimento sustentável e a importância das normas degestão ambiental. -Vantagens comparativas- No inicio das vantagens comparativas está o modelo ricardianode comércio internacional, com este modelo, os custos comparativos são determinados pela produtividaderelativa do trabalho e as variações dessa produtividade entre os países procedemprincipalmentede diferenças tecnológicas entre eles, onde as principais teorias de comercio internacional em sua maioria baseiam-se no principio da vantagem comparativa, ou seja, que cada país deva se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente. Portanto, esse mesmo país deverá importar aqueles bens e o resultado das diferenças entre os países em termos de custos relativos e consequentemente, de preços relativos.
Atualmente reconhece que as vantagens competitivas dos países em termosde comércio internacional, não podem ser explicadas simplesmente pela verba fixa de produção, recursos naturais, capital e trabalho.Essas vantagens competitivas só podem ser
[Digite texto]
explicadas por combinações: fatores de produção, condições de demanda interna, estratégia, estrutura e a rivalidade das empresas e as indústrias de suporte.
Assim, o papel do governo não seria apenas um fator independente, mas afetaria a competitividade e o comércio, influenciando as condições a ser aplicadas pelas combinações citadas, portanto oambiente e as instituições nacionais têm papel estratégico para que as empresas possamser competitivas.
-Desenvolvimento Econômico e Sustentável-
O Brasil nas últimas décadas vem alterando a sua política de comércio exterior, privilegiando em determinados períodos a produção interna e, em outros,períodos defendendo a competição com o exterior.
Devemos também considerar, que os avanços na área de informação e telecomunicações e os avanços obtidos na tecnologia dos transportes, trouxeram profundas modificações, reduzindo assim os custos nas transações e ampliando as perspectivas de integração e globalização dos mercados.
Podemos observar que as exportações de produtos primários e commodites agrícolas e minerais tiveram uma expansão significativa, mas apesar deste crescimento, constatamos que esse efeito gerou uma serie de impactos negativos, ambientais e sociais. Dentre os impactos causados na biodiversidade Brasileira, podemos destacar,por exemplo, o cultivo da soja, decana-de-açúcar ou eucalipto que exigem plantações em grande escala, além do uso intensivo de agrotóxicos contaminando o solo e a água, da produção de aço e ferro-gusa, como também as queimadas que são poluidoras
...