GINASTICA E SAÚDE
Por: Claudecy Oliveira • 18/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.723 Palavras (7 Páginas) • 1.678 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Alunos: Matrículas:
Arthur Cueva de Oliveira Spezi T614465
Bruno Dalvi de O Prestes C742635
Claudecy Oliveira Mariano C62IAE7
Cyntia Bastos Mele C7420D9
Gabriel Silva de Almeida C7020A2
Girlene Abreu Gomes dos Santos C653543
Victor Lacerda Vanzella C730AI5
Turno: Matutino
1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TEMA: GINASTICA E SAÚDE
DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA:
GINASTICA GERAL
OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:
Através deste estudo busca-se compreender a relação existente entre a ginastica e a saúde.
JUSTIFICATIVA: A atividade física é muito ligada a saúde, levando ao profissional desta área a se inteirar das relações existentes entre ambas.
2. DESENVOLVIMENTO
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Logo não bastar a pessoa não possuir uma enfermidade para ser caracterizada como sadia, mas também devem ser considerados o bem estar do individuo como um todo, visando também a saúde cognitiva e socioafetiva, deste ponto.
Isso permite considerar a depressão, fobias estremas, aversão social, entre outros, como agentes que denigrem a saúde do ser humano.
Ginástica é um esporte que implica a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. O termo ginástica é oriundo do grego “gymnádzein”, que significa treinar. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, onde alcançou lugar de destaque, tornando-se uma atividade fundamental para o crescimento da pessoa. (Lopes).
Desta forma pode ser dizer que virtualmente todo tipo de atividade de física é um tipo de ginastica.
A ginastica proporciona uma melhora do sistema imunologio, auxiliando no equilíbrio do sistema hormonal, ajuda a combater o diabetes, melhora os níveis de colesterol, proporciona um corpo com mais flexibilidade e massa magra, entre outros beneficios.
Conforme O Globo (2012):
As crianças que praticam atividades físicas, na hora do recreio, nas aulas de educação física ou no caminho para casa, apresentam um melhor rendimento na escola. […]
Uma hipótese para explicar o benefício da prática de atividade física no rendimento escolar é que as crianças e adolescentes se comportar melhor, se concentram mais na hora dos exercícios, ou a atividade física melhora o fluxo de sangue para o cérebro e aumenta a disposição.
Segundo Doutíssima (2014):
Um dos melhores benefícios da ginástica para idosos pode ser visto na melhora da interação social deste público. Durante esta etapa da vida, é comum muitos idosos ficarem reclusos em suas casas, devido as suas limitações físicas que começam a aparecer.
Por isso, a ginástica para idosos não só ajuda a melhorar a mobilidade das pessoas, mas também irá ajudá-las a fazer amizades e a interagir com outras pessoas. Isso pode diminuir significativamente os casos de depressão em idosos.
A ginastica contribui para todos os aspectos da saúde do indivíduo, sento que deve ser considerado as limitações de cada indivíduo. Um idoso sedentário que começa a praticar um exercício não conseguirá e nem deve ser cobrado o mesmo desempenho de um jovem praticante. desta forma a ginastica é adaptável a cada praticante, o que inclui o exercício a ser executado, a sua velocidade, força empregada, flexibilidade exigida, a sua duração e quando é praticado.
GINASTICA LABORAL
Com a vida moderna o tempo se tornou escasso, muitas horas do dia são gastas no trabalho, estudos e translado, estas atividades comumente são sedentárias. Como alternativa a esta vida sedentária surgiu uma nova modalidade de ginastica; a ginastica laboral, que é executada no próprio local de trabalho.
Exitem quatro tipos de ginastica laboral:
Ginástica laboral preparatória
Realizada antes do trabalho, tem duração aproximada de 10 à 15 minutos, serve como um aquecimento para as atividades do trabalho. Utiliza exercícios de equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, resistência muscular entre outros, melhorando a circulação sanguínea, a oxigenação dos tecidos, a concentração e a disposição para o trabalho.
Ginástica laboral compensatória
Realizada durante o trabalho e tem duração entre 5 à 10 minutos. Utiliza execícios de flexilidade, posturais, alongamentos e respiratórios com o intuito de compensar a tensão muscular e quebrar a rotina imposta ao corpo pelo trabalho. Ajuda a combater a fadiga muscular, doenças por esforço repetitivo e a má postura corporal.
Ginástica laboral de relaxamento
Executada logo após a jornada de trabalho, com duração de 10 à 15 minutos. São realizados exercícios de alongamento, meditação, automassagem entre outros visando um relaxamento muscular, diminui o estresse aliviando as tenções decorrentes do dia de trabalho.
...