GREGOS E ROMANOS
Artigos Científicos: GREGOS E ROMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kleanderson • 20/5/2014 • 279 Palavras (2 Páginas) • 753 Visualizações
É muito relevante o estudo das sociedades grega e romana, sobretudo por fazer compreender mais sobre a importância dessas civilizações para o mundo Ocidental Contemporânea.
SOCIEDADE GREGA
Se for feito um paralelo com a sociedade grega e o mundo em que vivemos, pode se observar que o Brasil adotou como princípio de governo a Democracia (governo do povo). Estando presente também no conceito de cidadania, na cultura através da poesia, teatro, e literatura. Também a civilização grega, que passou em parte para a nossa por intermédio dos gregos, que assimilaram e transmitiram a nós.
Assim como na Grécia onde a sociedade propõe a lei e o Conselho e a Assembleia votam pela sua aprovação ou não, no Brasil ocorre o mesmo, mas com fatores diferentes. A sociedade propõe as leis, mas com execução da Iniciativa Popular, a maioria das leis é levada a diante pelos parlamentares que compõem o Pode Legislativo, e exercem este comando o Poder Judiciário e Executivo. No entanto, é o povo que faz as leis.
SOCIEDADE ROMANA
Dos romanos herdamos o campo jurídico, o direito civil, pois elaboraram leis que ainda servem de fundamento para legislações atuais, e no Brasil está muito evidente na escultura no Palácio da Justiça.
Temos a Roma presente na nossa cultura, até quando falamos, nossa noção urbana, nossa literatura é romana, somos romanos. Cita-se ainda: “Mas principalmente somos romanos, quando falamos em Direito, quando fundamos nossa sociedade em um Estado de Direito. Direito este sistematizado pelos romanos antigo.”(Flávia Lages de Castro, 2007).
É possível perceber a influência ao compararmos o direito romano com o nosso direito civil. Nada menos que 80% dos artigos do código brasileiro foram baseados de forma direta ou indireta na justiça romana.
...