TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia do Direito Grego e Romano

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho referente ao livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel

Maquiavel nasceu no dia 3 de maio de 1946, em Florença na Itália. Ele foi um dos principais intelectuais da época e o seu pensamento político tem sido influência em todo mundo.

A obra “ O príncipe” foi sem dúvida, responsável por uma nova perspectiva do pensamento político da atualidade. Para entendermos o pensamento de Maquiavel precisamos entender primeiramente quatro termos: A verdade efetiva, natureza humana, a republica e principado, fortuna e virtu.

A Verdade efetiva é uma regra metodológica que contrapõe o modelo idealista encontramos principalmente nas obras de Platão, Aristóteles e São Tomas de Aquino. Maquiavel se prendia em tratar as questões sobre o estado e a política levando em consideração problemas reais, ou seja, se apega à realidade concreta das coisas, e não tentava construir um Estado ideal como na obra “a Republica”(Platão).

Natureza Humana: Maquiavel afirmava que basta estudar a história, para perceber traços imutáveis na natureza humana, que é maléfica na essência, e impossível, segundo o autor, domestica-la devido uma ocorrência cíclica de ordem e desordem que podemos encontrar nos acontecimentos históricos da humanidade.

O autor define no capitulo XVII cinco características comuns e imutáveis nos homens, as quais são: Ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos e ávidos de lucro.

A Republica e Principado: Levando em consideração a imutável natureza má do homem, Maquiavel se dedicava em compreender duas forças em conflito na sociedade: uma não quer ser dominada ou oprimida, e a outra busca dominar e oprimir. Estas forças precisam de uma mediação que forneça um equilíbrio entre elas, para evitar que se instale uma anarquia decorrente da própria natureza humana, a mediação pode ser representada de duas formas: O Principado ou a Republica.

Quanto à escolha de qual modo de governo, Maquiavel afirmava que não é uma questão de escolha, mas de necessidade. O principado é como um governo forte, que faz necessário diante de uma nação ameaçada de deterioração, com a finalidade transitória de colocar os termos do Estado e o equilíbrio das forcas sociais; uma vez acontecendo isso a nação esta preparada para implantação de uma republica.

Fortuna e Virtu: os dois termos são fundamentais para entender o pensamento de Maquiavel. A fortuna é o nome de uma deusa romana da qual os homens para consquista-la e usufruir de seus benefícios deveriam possuir virilidade e coragem, em outras palavras Virtu, não é somente a força bruta,mas de um conjunto de força e sabedoria. Para ele o governante pode chegar ao poder pela força, mas para manter-se no poder é necessário ter virtu.

Em outras palavras Maquiavel explicava que a fortuna diz respeito às circunstancias do tempo, da sorte e a ordem das coisas, atua de forma aleatória, enquanto a virtu é a capacidadeque se deve ter de agir diante das adversidades de fortuna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com