Gastronomia Francesa
Por: Jéssica Bitencourt • 17/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.234 Palavras (5 Páginas) • 318 Visualizações
[pic 1]
Discentes: Jéssica Bitencourt; Ruilton Silva.
CULINÁRIA DA CHINA
Orientadora: Larissa Carvalho
Salvador, 2014.
[pic 2]
Discentes: Jéssica Bitencourt; Ruilton Silva.
CULINÁRIA DA CHINA
[pic 3]
Orientadora: Larissa Carvalho
Salvador, 2014.
SUMÁRIO
Introdução____________________________________________________ | 02 |
Região Noroeste_______________________________________________ | 03 |
Região Nordeste_______________________________________________ | 04 |
Região Sudeste _______________________________________________ | 05 |
Região Sudoeste ______________________________________________ | 06 |
Conclusão____________________________________________________ | 08 |
Referências bibliográficas________________________________________ | 09 |
INTRODUÇÃO
Há mais de três séculos que a França tem a gastronomia uma grande representante de sua cultura. Lá foram criadas receitas e iguarias da culinária ocidental -- do foiegras às trufas - e surgiram as linhas mestras da cozinha ocidental. Então, podemos dividir a França em quatro grandes regiões culinárias: o noroeste, o nordeste, o sudeste e o sudoeste. Em cada uma delas há províncias que contém cidades, aldeias e povoados. Embora seja possível traçar paralelos entre as províncias de cada região, cada uma tem suas próprias especialidades culinárias que sofrem influências da história, do solo e do clima. As apresentaremos em seguida.
- Região Noroeste
Bretanha
Especialistas nas galettes, crepes, kouign amann, kig-ha-farz… Mas a culinária local não é só feita de produtos da terra. Na região, muitos pratos são feitos à base de produtos oriundos do mar: mariscos, cotriade (uma espécie de sopa de peixe) e manteiga branca para os molhos.
Baixa Normandia
A manteiga e o creme de leite da Normandia são fantásticos, porém as lingüiças andouille de Vire, andouillette d'Alençon e boudin noir de Mortagne estão entre os frios mais famosos da região. Há também outras maravilhas gastronômicas, como as tripas à moda de Caen ou o camembert de denominação de origem controlada da Normandia.
Alta-Normandia
A manteiga e o creme de leite, assim como na Baixa Normandia, são símbolos dessa culinária, com seus diferentes terroirs e suas especialidades “à moda de Rouen” − filhotes de pato, pés de cordeiro ou vieiras – ou ainda “à moda de Dieppe” − marmita ou linguado. Também tem seus queijos e a cidra normanda.
Centro
Queijos de cabra, juntamente com os famosos Sainte-Maure, Selles-sur-Cher e crottin de Chavignol, cativaram os gourmets mais exigentes. Para acompanhá-los, pode escolher-se entre um leque de mais de 24 vinhos. Bourgueil, Chinon, Vouvray ou Sancerre são os mais apreciados.
Pays de la Loire
Suas especialidades estão em: Caramelos de Nantes, brioches de Vendée e caramelos de manteiga salgada para os apaixonados pela doçaria. Fogaças de carne de porco esfiada frita em banha de Mans, queijo de cabra ou mogettes (feijão branco) de Vendée para quem gosta de apreciar salgados.
- Região Nordeste
Nord-Pas-de-Calais
Com suas várias influências, sabe misturar o doce com o salgado, abundante em molhos condimentados, a cozinha de Nord-Pas-de-Calais é um legado culinário de sucesso. Gofres, arenques, carne estufada à flamenga, tartes de massa folhada, waterzooï ou queijo de Maroilles acompanham cervejas artesanais.
Picardia
Suas especialidades são: Cordeiro dos prados à beira-mar e patos-reais degustados com pâté en croûte (patê envolto em massa), os amantes de peixe vão preferir as enguias do Somme, que são acompanhadas por endívias e alcachofras ou feijão de Soissons. Champanhes, cervejas e cidras como bebidas principais.
Champanhe
Com suas linguiças Boudin blanc de Rethel e andouillette de Troyes, o queijo de Chaource. A culinária da região é excepcionalmente rica, mas ela ainda é mais famosa pelos seus champanhes.
Alsàcia
Suas doces delícias são: O Kouglof, o Bredele ou pão de gengibre. Suas espcialidades salgadas são: Queijo de Munster, uma flammekueche ou um chucrute. Além de seu cardápio com excelentes vinhos da vinha alsaciana, acrescentado com um schnaps (aguardente forte) ou uma cerveja.
Franco-Condado
Sua singularidade está em suas lingüiças de Morteau ou de Montbéliard como principais entradas, um vinho amarelo para acompanhar um fondue de queijo comté como prato principal e para sobremesa lá está reservado seus crepes recheados de cereja de Fougerolles ou um caramelo Klaus.
- Região Sudeste
Córsega
Ilha de Córsega na França, está associada a montanhas, suas especialidades são: azeite, mel do maqui ou ainda a farinha de castanha, ingrediente de diversos pratos, tais como a pulenda (polenta de farinha de castanha). Quanto aos queijos, o mais famoso é o brocciu, queijo fresco de leite de ovelha ou de cabra. Reconhecido como AOC desde 1998, é possível encontrá-lo em diversos pratos, como os canelones ou os beignets. Pratos famosos da Córsega: figatellu Di Corsica, a coppa, o lonzu ou o prisuttu.
...