TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geoprocessamento Representações Dinâmicas

Casos: Geoprocessamento Representações Dinâmicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 4

REPRESENTAÇÕES DINÂMICAS: TRANFSORMAÇÕES DE ESTADOS QUALITATIVOS E ORDENADOS E VARIAÇÕES QUANTITATIVAS ABSOLUTAS E RELATIVAS NO TEMPO – MÉTODO COROCROMÁTICO QUALITATIVO, MÉTODO ORDENADO, MÉTODO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PROPORCIONAIS E MÉTODO COROPLÉTICO

As alterações dos fenômenos podem ser verificados qualitativos, através do seu estado no decorrer do tempo. Temos duas formas de analisar – Corocromático Qualitativo – Corocromático Ordenado.

As representações das transformações espaciais em um determinado território poderá ser vista na forma qualitativa, ordenada ou quantitativa.

Quantitativa – mapa apresenta o que foi acrescido, mantido ou removido na mesma região.

Ordenada - o mapa apresentará as alterações durante um período, sem perder a sequencia no tempo.

Qualitativa – as alterações são mostradas através de uma sequencia de mapas, mostrando em cada um a alteração. Ex: a derrubada de uma vegetação em uma região, podemos acompanhar o que está acontecendo ano à ano.

A representação das transformações espaciais ocorridas em um território poderá ser apreciada de forma qualitativa ou ordenada e, ainda, quantitativa. Na representação qualitativa, o mapa mostrará as porções que foram acrescidas, mantidas ou removidas em um mesmo ponto, linha ou área, durante uma sequência de datas. Na representação ordenada, o mapa exibirá também as citadas porções durante um período, porém enaltecendo a sequência temporal por meio de uma ordem visual. É chamado de mapa diacrônico. A realidade, aqui, seria vista como dinâmica e repleta de transformações de lugares, caminhos ou áreas no tempo (Steinberg e Husser, 1988).

Estando o mapa pronto, caberia aa ele a questão: “Onde estão as porções de floresta que foram acrescidas durante determinado período?”.

As alterações espaciais em apreciação qualitativa também podem ser vislumbradas por intermédio de uma série de mapas, cada um expondo a situação em cada período, entre datas. Se as transformações forem operadas no sentido Leste para Oeste de mapas seja disposta horizontalmente. Ao contrário, se as modificações acontecerem de Norte a Sul ou o inverso, convém um arranjo vertical. Veja-se a retratação da vegetação nativa no Brasil para o período 1950/2000

Em geografia agrária, um mapa das transformações dos espaços agrícolas de determinado território, também em termos qualitativos, poderia, por exemplo, ser indicativo para as seguintes tendências: nas áreas de maiores perdas poderia estar ocorrendo uma especulação imobiliária ou reserva de valor. As áreas de maiores ganhos denotariam certa orientação para uma especialização hortifrutigranjeira e, nas áreas de ínfimas alterações, seriam as próprias acomodações dos sistemas agrícolas as responsáveis pelas flutuações.

As variações quantitativas no tempo e espaço podem ser computadas tanto por valores absolutos, enaltecendo as diferenças algébricas, quanto por valores relativos, explorando as taxas de variação.

A variação absoluta é representada mediante o método das figuras geométricas proporcionais, mostrando, em um período, o quanto aumentou e o quanto diminui por tamanhos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com