Gerenciamento De Projetos
Artigos Científicos: Gerenciamento De Projetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bialourenco92 • 19/5/2014 • 531 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
Prévia de Gestão das operações
Resumo do capítulo 1 do PMBOK 3
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos. Esta aplicação de conhecimentos requer o gerenciamento eficaz de processos apropriados. Um processo é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas, que são executadas para alcançar um produto, resultado ou serviço predefinido. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas e as saídas resultantes. Para que um projeto seja bem-sucedido, a equipe do projeto deve:
Usar uma abordagem definida para adaptar os planos e as especificações do produto de forma a atender aos requisitos do produto e do projeto, atender aos requisitos para satisfazer as necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas e balancear as demandas conflitantes de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e risco para produzir um produto de ótima qualidade.
Esta norma documenta as informações necessárias para iniciar, planejar, executar, monitorar e controlar, e encerrar um único projeto, e identifica os processos de gerenciamento de projetos reconhecidos como boa prática na maioria dos projetos, durante a maior parte do tempo. Esses processos se aplicam para qualquer setor, a boa prática significa que existe acordo geral de que a aplicação desses processos tem demonstrado a aumentar as chances de sucesso do projeto.
Isso não significa que o conhecimento, as habilidades e os processos descritos devam ser sempre aplicados uniformemente em todo o projeto. O gerente, em colaboração com a equipe, é responsável pela determinação dos processos adequados e do grau adequado de rigor para cada processo.
O recomendável é que os gerentes de projetos e suas equipes considerem cuidadosamente a abordagem de cada processo e das entradas e saídas constituintes, para que sua equipe seja guiada com um alto nível para os processos que precisam ser considerados no gerenciamento.
Um processo é nada mais do que um conjunto de ações e atividades relacionadas, sendo realizadas para obter um conjunto específico de produtos, resultados ou serviços.
Os processos de gerenciamento de projetos, comuns à maioria dos projetos, são associados entre si por seu desempenho visando um objetivo, sendo este iniciar, planejar, executar, monitorar e controlar, e encerrar um projeto. Esses processos interagem entre si de formas complexas, que não podem ser totalmente explicadas em um documento ou por meio de gráficos.
Os processos orientados ao produto são normalmente definidos pelo ciclo de vida do projeto e variam por área de aplicação. Os processos de gerenciamento de projetos e os processos orientados ao produto se sobrepõem e interagem durante todo o projeto. Por exemplo, o escopo do projeto não pode ser definido sem que haja algum entendimento básico de como criar o produto especificado.
A integração do gerenciamento de projetos exige que cada processo do projeto e do produto seja adequadamente associado e conectado a outros processos para facilitar a sua coordenação. Essas interações entre processos muitas vezes exigem que se façam compensações entre requisitos e objetivos do projeto. Em geral, deixar
...