TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Projetos

Pesquisas Acadêmicas: Gerenciamento De Projetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

No primeiro momento quando se pensa em gerenciamento de projetos, imagina-se conceitos complicados voltados ao desenvolvimento de atividades com processos com alto grau de complexidade, como por exemplo, a construção de uma aeronave, ou a construção de uma rodovia. Analisando grosseiramente um conceito de projetos, percebe-se que a todo o momento uma enorme quantidade de projetos está ocorrendo em qualquer tipo de organização. O simples fato de uma substituição de um equipamento pode ser considerado um projeto, ou a contratação de novos funcionários, ou a criação de um POP (procedimento operacional padrão), ou a reestruturação de um setor, enfim são diversos os exemplos de projetos que acontecem a toda hora e nem percebemos. O que necessita-se é entender melhor esses procedimentos, compreender que essas ações são passíveis de gerenciamento e que existem ferramentas específicas no auxílio desse gerenciamento.

Diante desses fatos o presente estudo propõe-se a definir as principais premissas referentes aos conceitos de gerenciamento de projetos, buscando o embasamento teórico necessário para uma análise da estrutura de gerenciamento de projetos do programa Minas Sem Fome do Governo do Estado de Minas Gerais gerenciado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais. A análise realizada possui caráter metodológico de pesquisa exploratória, com uma análise qualitativa do processo de gerenciamento do programa Minas Sem Fome. A análise comparativa dos dados encontrados com o referencial teórico servirá como base para entendimento da importância dos conceitos de gerenciamento de projetos, por meio da sua aplicação prática.

1.1. Justificativa do Trabalho

Analisando a estrutura atual do mundo dos negócios, observa-se um aumento da complexidade das atividades devido ao surgimento de uma concorrência globalizada, avanços culturais e tecnológicos, onde as organizações devem buscar inovar em seus processos a todo o momento, procurando estar à frente da sua concorrência e garantir, a sua sobrevivência nesse mercado. Surgi à necessidade de coordenação e gerenciamento e controle das atividades visando diminuir o tempo de reação aos estímulos externos no alcance dos objetivos. Segundo Kotter & Schlesinger, (1979), "toda mudança deve ancorar-se em estratégias consistentes, senão sérios problemas podem ocorrer". As palavras de Kotter & Schlesinger explicam a necessidade de um planejamento pensado de forma estratégica, que venha nortear a gestão nos processos de mudanças, a fim de garantir que essas mudanças se tornem um diferencial de mercado.

O principal papel do gerenciamento de projetos é garantir o sucesso da execução das estratégias definidas no planejamento estratégico, tirando o máximo proveito das estratégias estabelecidas. Apesar de comprovada a crucial importância do gerenciamento de projetos, segundo estudos do Instituto Brasileiro de Geografia Estatísticas dentre 8.300 projetos de tecnologia da Informação 31,1% continham falhas que impediam totalmente que os objetivos fossem alcançados, 52,7% estavam em processo de recuperação de falhas ocorridas recentemente, e possivelmente, seriam terminados fora do prazo e não teriam seus objetivos totalmente alcançados, 16,2 % foram terminados no prazo, dentro do custo planejado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com