Gestão Ambiental
Por: Renata Rivera • 27/4/2015 • Artigo • 370 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
Atualmente, a necessidade por promover atividades que não agridam o planeta tem feito do termo Sustentabilidade como uma obrigação ambiental e social. De acordo com o Relatório Brundtland (CMMAD, 1987) o conceito de sustentabilidade é definido como um desenvolvimento com capacidade de satisfazer as necessidades da geração presente sem comprometer as necessidades da geração futura. Entretanto, a sociedade capitalista só se mostrou interessada em proteger os recursos naturais quando o mesmo se tornou escasso.
As primeiras propostas para proteger o meio ambiente surgiram na década de 70, com análises escritas pelo Clube de Roma, em busca de soluções para a preservação dos recursos naturais. Desde essa época, já era previsto a importância de conservar o meio ambiente aliada com crescimento econômico contínuo. Somente em 1980 que o termo de sustentabilidade se torna em pauta pela UICN – União Internacional da Conservação da Natureza. Seu conceito foi melhor elaborado ao longo dos anos e, em 1987 foi publicado no Relatório Brundtland a definição que ainda é utilizada nos dias atuais.
A essência da sustentabilidade é interligada com a da economia, por ser um desenvolvimento que planeja suas ações de forma que não inviabilize a capacidade de produção futura. Apesar de ser uma atividade para proteger o meio ambiente, possui uma extensão macro no âmbito social. Segundo o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação de Getúlio Vargas (FGV – CES, 2008, p.1) o uso do termo de sustentabilidade é associado às necessidades sociais:
Esta necessidade deriva da percepção de que a sociedade não mais aceita que externalidades negativas sejam lançadas sobre ela impunemente. Este cenário mais complexo aponta para inevitabilidade da integração de princípios de sustentabilidade na espinha dorsal das estratégias de negócio das companhias.
Os problemas ambientais enfrentados pela sociedade atual são consequências de um povo consumista que explorou visando apenas o lucro. Esse desrespeito com a natureza gerou um desequilíbrio ambiental em amplas proporções, onde desencadeou diversos acontecimentos como o aquecimento global, extinção na biodiversidade, escassez da água e de muita matéria prima além de novas doenças. Dessa forma, a sociedade vem se mostrando mais consciente em mudar seu estilo de vida ao promover ações com o mínimo possível de impacto ambiental e projetos que revertam a degradação do planeta Terra.
...