Gesta Ambiental
Monografias: Gesta Ambiental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: elmatania • 22/9/2014 • 2.900 Palavras (12 Páginas) • 332 Visualizações
GESTÃO AMBIENTAL
Poluição das águas
Poluição do solo
Impactos Industriais
Chuva Ácida
Destruição da Camada de Ozônio
Impactos Diversos
Sumário
Introdução 4
1. Impactos industriais 5
2. Poluição da água 5
2.1 Fontes de poluição 7
3. Chuva Ácida 7
4. Poluição do solo 8
5. Destruição da Camada de Ozônio 9
5.1 Buraco na Camada de Ozônio 10
5.2 Proteção da camada de ozônio 10
5.3 A Camada de ozônio pode ser reconstituída? 11
6. Impactos Diversos 11
Conclusão 13
Referencias 14
Introdução
O presente trabalho fala sobre diversos impactos causados, pelo homem ou não, a natureza, mas especificamente sobre Poluição das águas, Poluição do solo, Impactos Industriais, Chuva Ácida, Destruição da Camada de Ozônio e Impactos Diversos. Nele aborda o que são cada um desse temas e como vieram aumentando os danos com o passar do tempo.
1. Impactos industriais
Ao se tratar dos impactos que as indústrias causam no meio ambiente é importante ressaltar que as poluições industriais estão fortemente relacionadas com a poluição do solo e a poluição do ar, pois são responsáveis por um grande quantidade e poluentes na atmosfera o que atinge diretamente o solo e afeta agressivamente o ar causando sérios danos à saúde da população local.
Na tentativa de amenizar este problema foram criadas leis e acordos entre países, sendo que o mais conhecido foi o protocolo de Kyoto, assinado em 1997, com o objetivo de reduzir a emissão de gases tóxicos no meio ambiente. Com a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, cresceu a possibilidade do carbono se tornar moeda de troca. O mercado de créditos de carbono pode aumentar muito, pois países que assinaram o Protocolo podem comprar e vender créditos de carbono.
Mas mesmo com esse tratado, a emissão de gases tóxicos por parte das industrias continuam muito altos. Alguns tipos de industrias contribuem enormemente para a contaminação local como por exemplo as indústrias químicas, siderúrgicas de eletrolise do alumínio, refinarias de petróleo, fabricas de papel. As chaminés das industrias lançam toneladas de enxofre, óxido de nitrogênio, ácido sulfúrico, dióxido de enxofre, ácido fluorídrico, hexacloreto de benzeno, sulfeto de carbono, cloro, fenóis, e outras substâncias nocivas.
As poluições industriais, não se limitam a tratar somente de poluição do ar, mas também atua fortemente na produção de materiais que se tornaram resíduos sólidos. As sacola plásticas há muito tempo são consideradas as vilãs da poluição dos solos, assim como embalagens descartáveis, pneus e garrafas pets.
2. Poluição da água
A água é um dos mais essenciais recursos naturais para os seres vivos. Além de ser vital para a manutenção da vida, o domínio da água permitiu que o homem aprendesse a plantar, criar animais para seu sustento, a gerar energia, etc. Uma evidência da importância da água é o fato de que o homem sempre procurou morar perto de rios e regiões de lagos. O planeta Terra é composto por 75% de água, aproximadamente. Entretanto, se levarmos em conta a água doce, aquela utilizada pelo homem em suas necessidades, somente 1% está efetivamente disponível para o consumo.A água nunca é pura na natureza, pois nela estão dissolvidos gases, sais sólidos e íons. Dentro dessa complexa mistura, há uma coleção variada de vida vegetal e animal, desde o fitoplâncton e ozooplâncton até a baleia azul (maior mamífero do planeta). Dentro dessa gama de variadas formas de vida, há organismos que dependem dela inclusive para completar seu ciclo de vida (como ocorre com osinsetos). Enfim, a água é componente vital no sistema de sustentação da vida na Terra e por isso deve ser preservada, mas nem sempre isso acontece. A sua poluição impede a sobrevivência daquelesseres, causando também graves conseqüências aos seres humanos.Se não bastasse o fato de ser um recurso escasso, o ser humano passou, ao longo da história, a poluir os rios, lagos, oceanos.Desde os tempos mais remotos o homem costuma lançar seus detritos nos cursos de água. Até a Revolução Industrial, porém, esse procedimento não causava problemas, já que os rios, lagos e oceanostêm considerável poder de autolimpeza, de purificação. Com a industrialização, a situação começou a sofrer profundas alterações. O volume de detritos despejados nas águas tornou-se cada vez maior,superando a capacidade de purificação dos rios e oceanos, que é limitada.
A água que pode ser consumida sem risco para a saúde está extinta na Terra. Isso se deve ao fato que, com o passar dos anos, esse bem tão importante para toda espécie de vida, vem sendo ameaçada pela poluição. Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e biológica. -Requisitos físicos: Não possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor).A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e o pior, no sabor da água. Mas o que provoca essas alterações nos aspectos físicos da água?A decomposição da matéria orgânica lançada nos rios, isto é, animais ou plantas apodrecidas podem alterar o cheiro da água. E mais: o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza (detergentes), etc. Quando a água apresentar aspecto leitoso em sua cor, ou cor escura acinzentada, corre o risco de conter restos industriais. Essa coloração na água é chamada de turvação ou turbidez.-Requisitos químicos: sob o ponto de vista químico, alterações na potabilidade da água podem ocorrer devido à presença de tóxicos como chumbo, cádmio, arsênico, e metais pesados como o mercúrio. Podem ocorrer excessos ou ausências de cálcio e magnésio. -Requisitos biológicos: a água para ser considerada biologicamente potável, não pode conter organismos patogênicos que são os causadores de doenças.Em síntese, os responsáveis
...