Gestao Da Qualidade
Pesquisas Acadêmicas: Gestao Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kel1975 • 19/5/2014 • 3.115 Palavras (13 Páginas) • 483 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA – UNICEUMA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA ARÉA DAS CIÊNCIAS HUMANAS
COORDENADORIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
THAINÁ DA SILVA DOS SANTOS PEREIRA
GESTÃO DA QUALIDADE NAS PEQUENAS EMPRESAS
São Luis
2013
THAINÁ DA SILVA DOS SANTOS PEREIRA
GESTÃO DA QUALIDADE NAS PEQUENAS EMPRESAS
Paper apresentado a disciplina Gestão da Qualidade do Curso de Administração EAD da Universidade Ceuma, para obtenção parcial de nota.
Prof. Haroldo Macedo Fontoura
São Luis
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 GESTÃO DA QUALIDADE 5
2.1 Qualidade: um conceito para pequenas empresas 6
2.2 Importância da qualidade dentro da organização e no mercado 7
2.3 Norma ISO 9000 nas pequenas empresas 9
3 CONTEXTUALIZAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS 11
4 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Atualmente no cenário competitivo, um dos fatores que determina o diferencial das empresas é a forma como estas utilizam informação. Para Oliveira, (2011, p.04) na era da qualidade total as empresas sofrem influência de cinco forças principais ao atuar no contexto de mercado: empresas potencialmente concorrentes, fornecedores, clientes, produtos substitutos e empresas concorrentes diretas.
Observa-se que o relacionamento com esse conjunto de forças definirá o grau de competitividade da empresa. O mercado em que atuam as pequenas empresas é extremamente competitivo. Por isso, a empresa precisa fazer frente à concorrência, mantendo e ampliando sua lista de clientes, ainda mais nos dias atuais, em que o mercado cresce em qualidade e produtividade, em função da globalização.
O consumidor moderno, mais consciente, torna-se cada dia mais exigente e com maior poder de escolha. Assim, estas empresas precisam ter segurança neste mercado e buscar a conquista de outros para seus produtos atuais e em desenvolvimento, que lhes garantam novos mercados.
No entanto há pouco tempo, falar sobre gestão da qualidade nas pequenas empresas era um exercício teórico, discutiam-se conceitos e mencionavam-se algumas estratégicas e determinados métodos, hoje com o mercado competitivo a prática limita-se a descrever experiências conhecendo outras realidades, a fase foi ultrapassada, e a prática da qualidade é uma realidade da qual as empresas começam a extrair. A experiência das organizações foi evidenciada, todo conceito passa a ser resultado previsto e aplicado. O resultado dessa experiência começa a ser conhecido e dar inicio as condições que avalie a gestão da qualidade.
Segundo Paladini (2004, p.13):
A necessidade pela qualidade de produtos e serviços, decorrentes quase sempre do aumento da concorrência de variadas naturezas, motivou uma transformação radical no cenário. Sobretudo em um determinado instante, quando se descobriu que a decisão gerencial entre “produzir” ou “produzir com qualidade” estava sendo substituída pela decisão estratégica de “produzir com qualidade” ou “pôr em risco a sobrevivência da organização”.
Com a competitividade acirrada é fundamental a redução de custos associada à melhoria da qualidade e produtividade. Isto somente é possível de se obter de forma sólida e consistente, com um programa bem estruturado que solucione os problemas de toda a empresa, e não apenas dos setores.
Entretanto, ao contrário do que normalmente se pensa, a gestão pela qualidade não significa apenas produção de um bem ou serviço perfeito, e sim a satisfação total do cliente, atendendo suas expectativas em prazos adequados, a preços competitivos e, se possível, surpreendendo o cliente com algo não esperado.
Desta forma, entender o significado do termo "qualidade" muito contribui para o sucesso da atividade empresarial. No que se refere ao retorno compensador à empresa pode obter lucratividade, sem que isso signifique necessariamente preços mais elevados para o consumidor.
2 GESTÃO DA QUALIDADE
Segundo Paladini (2004) a qualidade é norteada por uma série de motivos que levam a implantarem um programa de gestão pela qualidade. O autor destaca que um dos fatores fundamentais para o sucesso é o comprometimento da alta administração, pois normalmente envolve alterações profundas de estrutura e de comportamento, que deve ser conduzido com segurança, liderança e participação. Ainda, segundo o autor, esse comprometimento somente se dá, a partir do momento em que o empresário tem consciência efetiva de que, através da qualidade ele pode obter resultados como :
a) Segurança de mercado;
b) Criação
...