Gestao Da Qualidade
Trabalho Escolar: Gestao Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: weimar • 1/11/2014 • 3.859 Palavras (16 Páginas) • 441 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução.....................................................................................................................04
O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?......................05
O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?.............................................05
Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?...............................................06
Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? ........................................09
Ciclo PDCA.........................................................................................................17
O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em TQM.....17
Controle da Qualidade...................................................................................................17
Ferramentas de Planejamento da Qualidade........................................................18
Quais as mais importantes.................................................................................19
Conclusão.........................................................................................................21
Bibliografia.......................................................................................................22
INTRODUÇÃO
Esta ATPS consiste em responder às questões apresentadas ao longo desta ATPS, elaborar resenha sobre o Processo de Melhoria Contínua e apontar os principais conceitos sobre a Gestão da Qualidade. Assim teremos a consolidação do conhecimento da disciplina e estaremos mais capacitados sobre o estudo proposto.
O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
R: Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências”. Esta é a definição técnica estabelecida pelo ISO – INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION, situado na Suíça e responsável pelas normas de Qualidade, em diversos setores, no mundo inteiro. Contudo, quando falamos de Qualidade é forçoso render-se a definições mais abrangentes. “Qualidade tem a ver , primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem realizado, um bom produto final advirá naturalmente. A Qualidade reside no que se faz – aliás – em tudo o que se faz – e não apenas no que se tem como conseqüência disso”. Ou, em outras palavras, todos os processos de uma determinada atividade são importantes; se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade.
Cabem aqui algumas observações. Se perguntarmos a várias pessoas leigas,“O que é Qualidade?”, provavelmente receberemos várias respostas diferentes. A Qualidade está ligada a sentimentos subjetivos que refletem as necessidades internas de cada um. Muitas pessoas avaliam a Qualidade pela aparência; Outras se voltam à qualidade do material com que é feito o produto. Outras, ainda, avaliam a Qualidade de alguma coisa pelo preço. Existem várias dimensões da Qualidade.
O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?
R: A gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa. Inicialmente, surgiu na Segunda Guerra para corrigir os erros dos produtos bélicos e era utilizado o termo Controle de Processos. Com a evolução do termo, passou a ser chamado de Garantia de Qualidade, que utilizava normas específicas para cada etapa. Após isso, surgiu o Controle de Qualidade, no começo do século XX por Frederick Taylor e Ford.
Hoje, por exemplo, os consumidores cada vez mais cobram qualidade dos produtos que adquirem. De acordo com os relatórios do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, existem, só para uma operadora de telecomunicações: 5.966 mil reclamações. Em seguida, vem um grupo financeiro com 4.360 queixas fundamentadas; ou seja, o cliente está com a razão.
Dependendo do caso, mais de 50% das reclamações não são atendidas, como é o caso da operadora de telefonia citada no parágrafo anterior. O fato é: em todo e qualquer lugar é preciso ter fiscalização quanto à qualidade do produto. Um alimento estragado pode levar alguém a óbito. Tendo em vista esses aspectos, se pode concluir que as empresas e instituições precisam de uma gestão de qualidade.
Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?
R: Estes sãos os personagens que através de suas metodologias conseguiram transformar a Qualidade em algo mais objetivo, garantindo assim a sua definição clara. No meu entender muitos foram na sua época verdadeiros inovadores que através de uma necessidade buscaram uma solução e firmaram a mesma como uma permanente idéia que são aplicadas até hoje.
Portanto hoje vou apresentar cada um desses conhecidos gênios da Qualidade, com um resumo de suas histórias e claro, futuramente pretendo voltar na apresentação de cada um destes personagens que com certeza motivam o desenvolvimento da era moderna.
Walter Shewhart
Foi um físico, engenheiro e estatístico estadunidense, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade". Foi consultor de várias organizações entre elas o departamento de guerra americano, as nações unidas e o governo indiano.
Ele também lecionou nas universidades de Harvard, Rutgers e Princeton. A contribuição mais importante de Shewhart tanto para a Estatística quanto para a indústria foi o desenvolvimento do Controle Estatístico de Qualidade. A idéia era incorporar o uso de vários aleatórias independentes e identicamente distribuídas.
O princípio geral por trás da idéia é que quando um processo está em estado de controle e seguindo uma distribuição particular com certos parâmetros o propósito é determinar quando o processo se afasta deste estado e as ações corretivas que devem ser tomadas.
Armand Feigenbaum
Em 1951, concluiu o doutorado em Ciências no Instituto Tecnológico
...