Gestao Da Qualidade
Pesquisas Acadêmicas: Gestao Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KETLENNALMEIDA • 23/3/2015 • 531 Palavras (3 Páginas) • 267 Visualizações
Página Inicial
A Assembleia
Administração da ALESP
Atividades e Metas
Gestão Fiscal
Gestão de Pessoal
Gestão da Qualidade
Estrutura Organizacional
Execução Orçamentária
Contratos e Convênios
Licitações
Deputados
Processo Legislativo
Projetos
Legislação
Comissões
Notícias
Documentação
Participe
Início
Administração da ALESP
Gestão da Qualidade
Qualidade na ALESP
Informações ou consultas : nqualidade@al.sp.gov.br
logo da qualidade
O Sistema da Qualidade surgiu em 1996, da necessidade de modernizar a administração da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para proporcionar agilidade, eficácia e qualidade dos serviços e cumprir a sua missão de representar e defender os anseios da população em toda a sua diversidade econômica, social, política e cultural, de forma independente e em harmonia com os demais Poderes (Executivo e Judiciário).
A Assembleia paulista foi a primeira a receber o Certificado Internacional ISO 9001:1994, no ano de 1997. Obtido pela normatização do processo legislativo, foi concedido pela Germanischer Lloyd Certification. Em 2006, o Poder Legislativo obteve, da Fundação Vanzolini, o certificado ISO 9001:2000, com o escopo restrito ao suporte do processo legislativo. Em 2009, houve a recertificação, já na versão 2008 da norma. Em 2012, a Assembleia recebeu nova recertificação, ainda na versão 2008.
O Sistema de Gestão da Qualidade constitui um conjunto de atividades e tarefas executadas para garantir a qualidade dos produtos e serviços gerados na ALESP, através da melhoria dos processos, aumento da produtividade e eliminação das improvisações, além da redução de custos, erros, retrabalhos e perdas. Com essas medidas, busca-se alcançar a satisfação do cliente interno da organização: o parlamentar. Atendendo às demandas do parlamentar, o Sistema de Gestão da Qualidade contribui indiretamente para a eficiência e lisura do processo legislativo, beneficiando a sociedade paulista como um todo.
O padrão ISO 9001:2008 baseia-se em oito princípios de gerenciamento da qualidade:
foco no cliente;
liderança;
envolvimento de pessoas;
abordagem de processos;
...