Gestao De Custos E Preços
Trabalho Escolar: Gestao De Custos E Preços. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RITACARDOZO • 6/9/2014 • 5.134 Palavras (21 Páginas) • 328 Visualizações
Faculdade Anhanguera
Unidade Sorocaba – SP
Gestão Comercial – 3ª Série
ATPS – GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS
Trabalho solicitado para fins de avaliação
da 3ª serie, da Anhanguera Educacional,
sob orientação do Professor
Sorocaba
2013
Introdução
As organizações industriais, dentro de suas atribuições administrativas, precisam obter e coordenar informações sobre estimativas de vendas, capacidade financeira, estoques, prazos de entrega e custos de fabricação. Estas informações são subsídios fundamentais para a elaboração de um planejamento da produção que possa explorar as potencialidades disponíveis no mercado.
A apropriação dos custos indiretos de fabricação aos diversos produtos se constitui num dos principais aspectos estratégicos para uma organização industrial. Apropriações inadequadas podem prejudicar sensivelmente o comportamento das vendas de seus produtos e até reduzir sua participação relativa dentro do mercado. A crescente competitividade, os reflexos da abertura de mercado para os produtos estrangeiros e a necessidade de otimizar resultados demandam procedimentos de apropriação de custos indiretos que tornem os preços dos diversos produtos fabricados mais competitivos e que explorem as tendências do mercado consumidor.
Todos os produtos são fabricados com a mesma matéria-prima e sofrem os mesmos processos de transformação e acabamento percorrendo os mesmos caminhos de trabalho. Seus respectivos tempos de fabricação são utilizados como parâmetro diferencial para definir os preços de venda. Assim, uma empresa nestes padrões apresenta os seguintes custos diretos de fabricação relativos aos seus produtos que são: matéria-prima, materiais secundários, peças e componentes e embalagem.
Os custos indiretos de fabricação são compostos pelos seguintes elementos: mão de obra e energia elétrica.
O parâmetro utilizado para a elaboração do modelo de projeção de custos indiretos de fabricação foi a estruturação de custos dos produtos definida através dos valores obtidos pelas médias das distribuições normais de frequência dos diversos produtos de uma empresa em função de percentuais sobre seus respectivos preços de venda. O mesmo procedimento foi adotado para a definição das margens de contribuição dos diversos produtos. Para identificar a participação relativa dos diversos elementos formadores dos custos de fabricação foi adotado um sistema padronizado baseado numa equivalência percentual em relação aos preços de venda dos noventa e cinco produtos de uma empresa.
Sobre a classificação dos custos de fabricação em uma organização industrial, consideramos a alocação de cada um dos itens com os diversos produtos.
Objetivo da Gestão de Custos
O efetivo controle das atividades produtivas é condição indispensável para que qualquer empresa possa competir em igualdade de condições com seus concorrentes, hoje em dia. Sem este controle, ou seja, sem a capacidade de avaliar o desempenho de suas atividades e de intervir rapidamente para a correção e melhoria dos processos, a empresa estará em desvantagem frente à competição mais eficiente.
Tratando-se do controle de desempenho, cada vez mais as informações de custos assumem importância, exigindo que as estratégias estejam vinculadas às diferentes perspectivas de custos. Ou melhor, de acordo com o posicionamento estratégico, os custos assumem papéis distintivos, permitindo diferentes formas de atuação das administrações (maior ou menor ênfase ao seu controle).
A gestão de custos, independentemente das técnicas a serem utilizadas, pode se transformar em fator diferenciador em relação a concorrentes, pares ou mesmo entre unidades de uma mesma organização.
Definição
Pensando em uma empresa, podemos definir custos, despesas e gastos da seguinte maneira:
Custos: São gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados a comercialização pela empresa.
Despesas: São os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresarias de apoio, de renda de pós venda e ou administração.
Gastos diretos e indiretos: gastos fixos e variáveis.
Componentes e Contas básicas
1 – MD / Materiais diretos, Matéria prima, Embalagem.
2 – MOD / Mão de obra direta, Mensurada e identificada de forma direta.
3 – CIF / Custos indiretos, custos que não são MD nem MOD.
4 – Despesas / Gastos não associados a produção
Margem de Contribuição por unidade é a diferença entre a receita e a soma dos custos variáveis de cada produto, mostrando como cada produto contribui para, primeiramente, amortizar os gastos fixos e, depois, formar o lucro.
n
Ct = Cd + S Pii x vii (equação 2)
i = 1
k
Cd = S Pei x vei (equação 3)
i = 1
Onde,
Ct - Custos totais;
Cd - Custos diretos relativos aos produtos fabricados;
Pii - Valor unitário do elemento de custo indireto i;
vi - Volume do elemento de custo indireto i consumido;
Pei - Valor unitário do elemento de custo direto i;
vei - Volume do elemento de custo direto i consumido;
n - Quantidade de elementos indiretos na estrutura de custos para a fabricação dos produtos;
k - Quantidade de produtos fabricados.
Tipos e métodos de custeio
Custeio Direto ou Variável
O sistema de acumulação de custos só coletará, para apuração do custo de produção, os custos diretos relacionados aos produtos.
Custeio
...