Gestao De Estoque
Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Estoque. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pricristina • 6/10/2014 • 1.697 Palavras (7 Páginas) • 329 Visualizações
Gestão de Estoques
Gestão de estoques, no contexto de uma indústria, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro. O responsável por esta parte da gestão é o Gerente de operações.
Por exemplo, uma loja de varejo que vende vários itens, como um supermercado ou loja de departamentos (com, por exemplo, alimentos embalados, mantimentos, roupas, bens eletrônicos, etc.) não costuma armazenar todos os produtos na loja. Parte do estoque de produtos é mantida em um armazém ou depósito. Chamamos de inventário a soma dos produtos na loja e no armazém.
Por que a gestão de estoques é tão importante?
Empresas que atuam como fabricantes ou montadoras, voltadas para a produção de bens, dependem fortemente de um estoque bem gerenciado por uma série de razões. No final das contas, uma empresa que dependa de produção não pode sobreviver sem um bom sistema de gerenciamento de estoques.
Vejamos então algumas razões para ter um bom sistema de gestão de estoques:
Atender às demandas de forma constante
A demanda por bens e serviços específicos não será a mesmo durante todo o ano. Por exemplo, a venda de condicionadores de ar tem picos durante o verão e vai para baixo durante o inverno. Roupas também têm uma demanda muito sazonal, curtas no verão e longas e quentes no inverno. Um estoque bem planejado permitirá que uma empresa cumpraas exigências – e todos sabem que a chave para aumentar a receita é o atendimento integral da demanda.
Continuidade das operações
A gestão cautelosa dos estoques permitirá a uma empresa executar suas operações sem problemas, com continuidade. Por exemplo, se uma organização fabrica produtos que dependem de matérias-primas, é evidente que a empresa precisa de um bom estoque de matérias-primas para que as operações sigam sem contratempos.
Economia nas operações
Um sistema de gerenciamento de estoques bem administrado permite que uma empresa possa cortar custos. Por exemplo, quando a época das festas chega e a empresa prevê um aumento na demanda por alguns produtos (como chocolate na páscoa ou brinquedos no Natal), ela pode adquirir mercadorias em quantidade com antecedência, negociar preços e armazená-las para a temporada. Os principais benefícios deste exercício são que a empresa pode atender toda a demanda e quando ele compra em quantidade e de maneira planejada, obtém descontos.
Quais são os princípios da gestão de estoques?
As práticas a seguir podem ajudar uma empresa a ter um estoque bem gerenciado:
Previsão da demanda:
Esta é uma habilidade especializada. Uma empresa deve ser capaz de prever demandas de bens e produtos específicos em um momento específico do ano. A empresa deve criar e manter o seu sistema de inventário com base nas demandas, reais e previstas.
Monitoramento do sistema:
Um inventário deve ter um mecanismo de monitoramento da quantidade em estoque, a todo o momento. A empresa deve saber com exatidão a quantidade de estoque em qualquer ponto específico no tempo.
Qualidade de armazém:
O armazém deve ser capaz de manter o estoque em boas condições. Materiais desperdiçados geram perdas de oportunidades e receitas.
Veja abaixo algumas opções de gestão de estoque que são aplicados à operação do e-commerce e que podem ser a solução para a armazenagem e logística dos seus produtos.
Estoque físico único:
Espaço em que você aloca seus produtos e que, normalmente, é abastecido seguindo demanda da loja.
Pontos Positivos: Independe de fornecedor terceirizado e possui produto para pronta entrega.
Pontos Negativos: Sobra e/ou estoque excedente, que, dependendo do produto, pode gerar grandes perdas aos lojistas.
Dica: Automatizar gestão do estoque e integrar com plataforma virtual para segurança e garantia de controle.
Físico Descentralizado:
Espalhado por diversas regiões, o estoque descentralizado é uma ótima solução para quem tem problemas de entrega por sazonalidade.
Pontos Positivos: Rapidez e facilidade na logística de entrega
Pontos Negativos: Mais gasto com espaço para armazenagem
Dica: Integre controle de todos os pontos de estoque
Estoque Compartilhado:
O mesmo estoque utilizado para loja física utiliza para a virtual e funciona exatamente como o estoque físico.
Pontos Positivos: Unificação do espaço físico para estoque
Pontos Negativos: Distinção de sistema para gestão de físico e virtual
Dica: Alinhar pedidos de compras da loja virtual para a física em tempo real ou trabalhar com venda na assistida na loja física, que faz a migração da compra física para a online.
Estoque Consignado:
Acordo entre lojistas e fornecedor que permite ao lojista comprar “X” número de produtos e, caso não venda ou utilize até uma determinada data, pode devolver o que sobrou ao fornecedor e pagar apenas pelo que vendeu.
Pontos Positivos: Com esta prática você elimina o estoque excedente e não compromete capital.
Pontos Negativos: Lojistas que operam com estoque consignado normalmente vendem produtos de menor giro no mercado e, normalmente, distribuidor cobra mais caro por mercadoria.
Dica: Ainda que consignado, prever e controlar mínimo de peças para não comprometer espaço físico e gastos desnecessários.
Estoque de Terceiro:
O fornecedor define a quantidade de produtos que o lojista terá para venda na loja. Prática muito utilizada em lojas virtuais multimarcas.
Pontos Negativos: Limitação de produtos para venda
Pontos Positivos: Facilidade na gestão do estoque
Dica: Negociar antecipadamente com fornecedor quantidade mínima
...