Gestao De Pessoas
Ensaios: Gestao De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bethvieira • 25/9/2013 • 2.629 Palavras (11 Páginas) • 385 Visualizações
Histórico
O presente Plano de Ação será desenvolvido na empresa Direcional, fundada em 1981 por Ricardo Valadares Gontijo, que àquela época já era reconhecido no mercado de construção civil nacional em razão do grande volume de empreendimentos populares que construiu como diretor de obras da construtora Andrade Valladares. Ao longo de sua trajetória, Ricardo Valadares Gontijo coordenou a incorporação e construção de mais de 40 mil unidades residenciais distribuídas em 175 empreendimentos e 25 cidades brasileiras.
1. Justificativa
O projeto pode proporcionar crescimento para organização seja interna ou externa, eliminando desperdícios, delegação de lideres na organização, e a busca do certificado ISO9000. O investimento seria avaliado de acordo com a necessidade de recursos, seja de ferramentas, materiais, humano, tempo.
2. Objetivo Específico
• Aumentar o crescimento da rentabilidade da empresa.
• Solidificar e ser bem vista por seus clientes, fornecedores e funcionários.
• Abranger a atrair clientes novos.
Resultados esperados, crescimento para organização seja interna ou externa, eliminando desperdícios.
3. PLANO DE AÇÃO
1) Como será realizado este Plano de Ação?
Serão baseados em alguns diagramas do projeto, no Plano Estratégico e na estrutura do sistema de gestão por processos já elaborados.
2) Que ações, atividades e tarefas serão realizadas?
Na construção do Plano de Ação foram seguidas as fases de preparação, identidade organizacional e análise ambiental. Na estruturação do sistema de gestão por processos foram feitos pelos critérios de excelência da PNQ/ PGQP, utilizando indicadores de desempenho, orçamento, sistema de custos. E também terão importância projetos na área de Recursos Humanos.
3) Que recursos serão empregados?
Os recursos empregados serão projetos especificados para cada área, investimentos, mão de obra, tempo, etc.
4) Quanto tempo será necessário para cada ação, atividade ou tarefa?
Será definido de acordo com o ciclo de vida adotado para o desenvolvimento das atividades referentes ao projeto.
Introdução
A Direcional Engenharia tem como objetivo principal desenvolver melhorias no ambiente da empresa, usando o plano de ação com um propósito específico, manter uma boa relação entre empregados e empregadores. Selecionar os colaboradores, estimulá-los e administrá-los estão entre as atribuições mais delicadas impostas ao micro e pequeno empreendedor que precisa de outras pessoas para ajudá-lo na expansão e na melhoria do seu negócio. E isso se faz por meio da gestão de pessoas. Aliás, a mudança de nome, de “Recursos Humanos” para “Gestão de Pessoas”, representa muito mais do que uma simples alteração na forma de nomear esta prática. O que ocorreu foi uma transformação nas relações entre empregado/empregador. Hoje, o que se valoriza é uma administração conjunta, onde os colaboradores são parceiros e não apenas recursos empresariais. Entender a importância dos funcionários para a empresa e como eles podem contribuir para o sucesso do seu negócio é uma etapa fundamental para quem quer ter um negócio bem sucedido. Por isto, siga em frente.
Para acompanhar o constante processo de mudanças vivido pelo mercado, as empresas precisam investir tanto na aquisição de novas ferramentas, que possibilitem uma melhor prestação de serviços, quanto nos profissionais que integram o seu quadro. No primeiro caso, basta apenas ter recursos disponíveis, fazer uma pesquisa prévia para conhecer as novas tecnologias e a questão será resolvida com certa facilidade. Já no segundo caso, quando os colaboradores tornam-se o foco de investimento, o momento requer um pouco mais de cautela, pois a empresa passa a lidar com competências técnicas e comportamentais. Mas, por que será que trabalhar o desenvolvimento das equipes tem sido uma razão de preocupação para muitos gestores. Isso ocorre, porque existe uma tendência natural das pessoas em apresentarem resistências às mudanças, uma vez que o processo atinge diretamente a chamada zona de conforto. Diante disso, muitos líderes questionam: como devo agir para desenvolver minhas equipes? Antes de conduzir qualquer processo de transformação, as empresas precisam tomar alguns cuidados para que o impacto dos funcionários, em relação ao novo, não seja traumático. O primeiro passo seria conhecer, de fato, que competências precisam ser desenvolvidas junto aos colaboradores. Se uma organização, por exemplo, está observando que suas vendas estão em baixa, à providência mais correta é identificar o motivo desse problema.
Para isso, torna-se fundamental a presença do profissional de Recursos Humanos, pois é através dele que a empresa consegue identificar como está o clima organizacional e quais as deficiências que comprometem o desempenho dos profissionais. No entanto, isso só será possível se o RH estiver realmente junto ao cliente interno.
Segundo Renato Romeu, administrador de empresas e especialista em desenvolvimento de equipes da Consultoria SALESOLUTION, na prática, isso nem sempre é possível, pois muitos profissionais de RH não contam com uma estrutura da área adequada para realiza o próprio trabalho.
"Outro fator que dificulta o desenvolvimento das equipes, surge quando as informações das demais áreas da empresa chegam distorcidas ao RH. Muitas vezes, essas informações partem até mesmo dos gestores. Dessa forma, fica difícil identificar quais as competências que precisam ser desenvolvidas nos colaboradores", afirma Romeu. Nesse momento, uma alternativa para o problema seria a área de RH realizar uma anamnese e buscar o auxílio de uma consultoria externa. E quando isso acontece tanto o RH quanto a empresa precisam estar cientes de que não existe uma fórmula mágica que vá trabalhar o desenvolvimento das equipes da noite para o dia. É preciso ter consciência de que melhorar ou aprimorar as competências das pessoas requer um processo modular e evolutivo. "Um único treinamento não irá solucionar
...