Gestao De Pessoas
Casos: Gestao De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayteguardia • 7/10/2013 • 3.977 Palavras (16 Páginas) • 276 Visualizações
Etapa 1
Passo 1:
GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
Definir Gestão de Pessoas é a unir métodos, técnicas, políticas e práticas administrativas, tendo como objetivo principal elaborar planos de ação focados no desenvolvimento organizacional para que possa alcançar o objetivo de satisfazer a organização e seus colaboradores.
A Gestão de Pessoas acontece através da colaboração, capacitação, comprometimento e desenvolvimento de colaboradores de uma empresa, e esta área tem a função de tornar a visão das empresas mais humana.
A gestão de pessoas responsabiliza-se pela formação dos profissionais dentro do perfil que a empresa necessita focando a valorização dos profissionais, desenvolvimento e crescimento organizacional.
A missão de um gestor é ter uma visão geral da organização para que possa desenvolver um processo organizacional satisfatório para que todos que estão envolvidos no processo sintam-se envolvidos e comprometidos para o alcance do objetivo empresarial e o sucesso da organização.
O formato como as empresas põem em prática a gestão de pessoas estão em constantes transformações em todo o mundo. Sendo assim as formas tradicionais de gerir pessoas mudaram para atender às necessidades e expectativas das empresas e das pessoas.
A quebra das formas tradicionais deste modelo de gestão de pessoas foi motivada por um agrupamento de influências que surgiu durante a década de 60 e tornou-se forte nos anos 80.
Os processos de globalização, maiores exigências nas estruturas organizacionais e das relações comerciais, maiores cobrança no valor agregado dos produtos e serviços levaram as empresas a exigir maior aptidão, rapidez de resposta, dentro das dificuldades de estruturação das ocorrências internas, enfrentado as situações inusitadas e crescentes. A partir daí as empresas passam a perceber a necessidade de ter com pessoas com mais autonomia e com maior iniciativa, bem diferente do perfil exigido até então, de obediência e submissão, e, na medida em que o processo decisório é cada vez mais descentralizado, fica mais fácil ao nível de comprometimento das pessoas com os objetivos e estratégias organizacionais.
Com esta nova visão pode afirmar que o grande desafio da gestão de pessoas atualmente é o de gerir e manter o comprometimento das pessoas, este processo só será possível se as pessoas envolvidas compreenderem que suas relações com a organização lhes associam valores. As empresas tornam-se cada vez mais dependentes das pessoas quanto mais necessitam de profissionais aptos, rapidez nas decisões e, por decorrência, mais dispostas a atender as expectativas e necessidades das mesmas.
O profissional satisfeito com a organização procura satisfazer várias necessidades tais como: Desenvolvimento profissional e pessoal, motivação na competitividade
profissional, exercício da cidadania organizacional, pressionando as organizações a se estruturarem para atendê-las.
Introdução Moderna á Gestão de Pessoas:
Com a globalização, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto nas mudanças organizacionais e a busca incessante de unir qualidade e produtividade, surgem uma eloquente constatação na maioria das organizações que a mudança sempre existiu na história da humanidade, mas não com a mesma quantidade, velocidade e impacto com que ocorre nos dias de hoje.
Podemos perceber que as organizações estão cada vez a procura de profissionais qualificados, pois é através destes profissionais que as empresas podem alcançar seus objetivos e metas estabelecidas, sendo assim investem em valorização destas pessoas para que o profissional possa também alcançar seus objetivos pessoais.
Modelo Organizacional:
Objetivos Organizacionais | Objetivos Pessoais |
Sobrevivência | Melhores Salários |
Crescimento sustentado | Melhores benefícios |
Lucratividade | Estabilidade no Emprego |
Produtividades | Segurança no Trabalho |
Redução de custos | Qualidade de vida no trabalho |
Novos Clientes | Consideração e Respeito |
Competitividade | Oportunidade de Crescimento |
Imagem no Mercado | Liberdade para Trabalhar |
Qualidade nos Produtos | Orgulho da organização |
As pessoas devem ser vistas como parceiras nas Empresas. Pois elas são responsáveis por fornecer conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, a peça mais importante nas organizações: a inteligência que proporciona decisões racionais e que imprime significado e rumo aos objetivos no âmbito geral. Neste sentido, as pessoas são integrantes do capital intelectual
da organização. As organizações bem-sucedidas se deram conta disso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e fornecedores de competências e não mais como simples empregados.
Etapa 2.
Passo 1,2 e 3
Esta pesquisa parte integradora da disciplina Gestão de Pessoas tem caráter meramente instrutivo pretende identificar e avaliar algumas atividades na organização de trabalho, o resultado teórico-analítico assinala como o futuro Gestor em Recursos Humanos poderá desenvolver habilidades de liderança e estratégias de pessoal dentro de uma empresa pública ou privada e utilizar modelos de administrar numa visão contemporânea para seus colaboradores e segundo o psicólogo Clayton Alderfer, citado em Stoner & Freeman (1999) diz:
“Necessidade de relacionamento - O ser humano tem de se relacionar com outras pessoas. Diz um velho provérbio que "o ser humano não é uma ilha", por isso necessitamos de contatos com outras pessoas.”
“Necessidade de crescimento- Refere-se à necessidade que o ser humano tem de criar, dar sugestões, participar, se sentir importante e desenvolver sua capacidade produtiva.”
Foi elaborado um questionário diretivo e aplicado ao Gestor com finalidade de identificar qual o modelo de gestão utilizado no SMURB (Serviço Medico Universitário da UFBA), localizado na Rua Caetano Moura, 99 - Federação CEP: 40210-908, Salvador-BA,
Atua na área de atendimento médico e de apoio terapêutico e de
...