Gestao De Pessoas
Artigo: Gestao De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pablodavi • 26/1/2014 • 3.616 Palavras (15 Páginas) • 396 Visualizações
1. NOVO PARADIGMA DE GESTÃO DE PESSOAS
Aprendizagem Organizacional como desafio à gestão de pessoas: esse capítulo visou discutir a aprendizagem organizacional enquanto novo desafio da gestão de pessoas na sociedade atual.
A gestão de pessoas é uma área predominante nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis relevantes, (CHIAVENATO, 1999).
A Gestão de Pessoas é constituída de pessoas e organizações. As organizações dependem das pessoas para funcionar e ter sucesso e as pessoas dependem das empresas para alcançar objetivos pessoais. O relacionamento entre as empresas e pessoas era antagônico e conflitante (CHIAVENATO, 1999).
O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais
Antes as organizações construíam seus organogramas baseado no preceito de que cada indivíduo na organização é um elemento da estrutura e está subordinado a alguém e eventualmente poderá ser responsável por pessoas na cadeia de comando.
Todos os departamentos e setores funcionavam para cumprir seus antigos objetivos: executar serviços de recrutamento e seleção, treinamento e remuneração, higiene e segurança do trabalho e relações sindicais. Hoje a maioria das organizações ainda trabalha desta maneira, porém segue outra perspectiva, a da gestão da informação e do conhecimento através da qualidade e da produtividade das pessoas.
1.1 Novo paradigma de gestão de pessoas
1.2 Aspectos fundamentais da gestão de pessoas
De acordo com (CHIAVENATO,1999), são três os aspectos fundamentais da gestão de pessoas:
• Pessoas como seres humanos: não devem ser vistas como recursos da organização, pois elas são dotadas de habilidades, conhecimentos, personalidade, capacidades e destrezas indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais.
• Pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: as pessoas como fonte impulsionadora da empresa, capazes de acrescentar talento, inteligência e aprendizado, aspectos importantes para a organização se manter no mercado globalizado e competitivo.
• Pessoas como parceiros da organização: como parceiros, as pessoas tem maior comprometimento, dedicação e responsabilidade na expectativa de colher retornos desses investimentos. Daí a reciprocidade na interação entre pessoas e organização.
1.3 Os novos desafios da gestão de pessoas
2. PROCESSOS BÁSICOS DA ARH
A Administração de Recursos Humanos (ARH) é um conjunto de políticas e práticas empresariais necessárias para administrar as pessoas em seu ambiente de trabalho, inclui recrutamento, seleção, treinamento, recompensas, remuneração, entrevistas e avaliação de desempenho. A ARH exerce influência direta na eficácia organizacional e dos empregados e está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados Gestão Estratégica de Pessoas: esse capítulo ressalta o papel das pessoas nas organizações sob o foco da gestão estratégica, demonstrando que elas compõem o capital intelectual das empresas ao contribuir para a obtenção de vantagens competitivas.
2.1 Conceitos iniciais e fundamentos iniciais sobre os processos básicos da gestão de pessoas
A Gestão de Pessoas consiste de várias atividades integradas, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem-estar etc. Chiavenato 1999, p.11
O administrador desempenha quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. A ARH procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas através das pessoas que formam sua equipe. É com sua equipe de subordinados que o administrador executa as tarefas e alcança metas e objetivos.
A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas, tais como:
• Análise e descrição de cargos e modelagem do trabalho.
• Recrutamento e seleção de pessoal e admissão de candidatos selecionados.
• Orientação e integração de novos funcionários.
• Administração de cargos e salários.
• Incentivos salariais e benefícios sociais.
• Avaliação de desempenho das pessoas.
• Comunicação aos funcionários.
• Treinamento e desenvolvimento das pessoas.
• Desenvolvimento organizacional.
• Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho.
• Relações com empregados e relações sindicais.
Essas políticas e práticas podem ser resumidas em seis processos básicos:
• Processos de Agregar Pessoas São os processos de incluir novas pessoas, de suprimento de novos funcionários. Nesse processo estão as atividades de recrutamento e seleção de pessoas.
• Processos de Aplicar Pessoas Processos utilizados para modelar as atividades que os funcionários irão realizar na organização, acompanhar e orientar seu desempenho. As
...