TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Monografias: Gestao De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  5.472 Palavras (22 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 22

ETAPA 1

Passo 1

Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas, também chamada Gestão de Talentos, antes Administração e Gestão de Recursos Humanos, tem um percurso evolutivo que molda, desde as primeiras fases da constituição de empresas e organizações, à busca dos atuais sistemas de gerenciamento do capital humano, hoje alinhados com o Planejamento Estratégico das Organizações.

Temos na verdade, várias denominações, para um objetivo. Qual, afinal, é esse objetivo? Buscar sempre a otimização dos recursos tecnológicos e humanos. No ambiente inicialmente existente nas organizações de modo geral, o que se via era a cada dia crescerem regras e procedimentos, o controle rígido, a escravização das pessoas.

Hoje, qualquer pessoa, por menor que seja sua escolaridade, sabe que não é pela imposição, pelo controle e punição, que se obtém o melhor de cada um. Os empregados e funcionários passaram a ser vistos como colaboradores.

Com o avanço da tecnologia, no final do século XX e início deste século, a produção de bens e serviços a serem oferecidos aos clientes passou a ter maior exigência de conhecimentos e de recursos tecnológicos. Estas características estão presentes na chamada Economia do Conhecimento (STEWART, 2002, p. 49) e têm alterado as relações de trabalho entre funcionários e empresas.

O trabalhador, que por ocasião da chamada Era Industrial era considerado como um fator de produção (FISCHER, 2002, p.172) passou a ser entendido como o Trabalhador do Conhecimento (DRUCKER, 2002, p. 68).

Em tempos em que copiar é o mais fácil e ágil, todos os produtos e serviços seriam iguais, se não fossem as pessoas, que constituem o verdadeiro diferencial de cada organização. Motivação e reconhecimento são fatores essenciais, que a par da formação técnica, vão construir o patrimônio de habilidades de qualquer instituição.

Passo 2

Filme Tempos Modernos de Charles Chaplin

Tempos Modernos é uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade. (Charles Chaplin, em frase no início do filme) Tempos Modernos foi escrito e dirigido por Charles Chaplin, onde ele também atua.

O filme faz várias críticas ao tratamento à classe trabalhadora e aos burgueses, donos dos meios de produção que "exploravam" a mão de obra, o patrão ficava em uma sala observando a produção e dava ordens ao capataz para ir aumentando a velocidade das máquinas, para aumentar a produção.

Ele critica o modo capitalista de produção, os operários trabalhavam com cargas horárias extensas, com obrigação de produzir sempre mais em condições subumanas, lugares sujos e máquinas de manuseio perigoso. A luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor, eram constantes desde a Revolução Industrial.

Em uma das cenas do filme, aparece uma engenhoca para os operários usarem em suas refeições, assim seria menor a perda de tempo. Os proprietários dessas empresas e fábricas queriam diminuir o tempo de almoço, para os operários voltarem mais rápido ao trabalho e aumentarem a produtividade, havia um grande stress ao qual os operários eram submetidos durante o período de trabalho.

O homem começa a ser substituído por máquinas, é necessária de mão de obra especializada, fazendo com que vários trabalhadores ficassem desempregados. O filme também mostra as desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para burguesia, nas cenas como a que Chaplin e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, sonhando com o dia em que teriam a mesma condição dos donos da casa, ou aquela em que Chaplin e sua namorada encontram-se numa loja de departamento e se esbaldam longe de sua realidade, ilustram bem essas questões.

Tempos Modernos satiriza a industrialização, Chaplin utilizou cenas de sofrimento, mostra a sociedade americana pós-crise de Wall Street , em 1929, num constante movimento de máquinas, homens e Estado - representado pela força policial -, buscando uma adequação social. A criação de máquinas tinha o objetivo de diminuir a necessidade do trabalho manual, para o bem estar do homem, que sentia necessidade de mais tempo para seu lazer, sua família e seu desenvolvimento intelectual.

Charles Chaplin retrata a realidade da época, havia várias pessoas desempregadas, passando fome, trabalhando em situações precárias, os operários trabalhavam muito e ganhavam pouco, havia várias manifestações, os trabalhadores queriam melhores condições de trabalho e salário digno, já os patrões queriam maior produção, o filme é muito interessante, pois retrata todos esses fatos, com poucas falas.

O filme ainda continua sendo atual, porque mostra um contexto social parecido com nosso dia a dia, como se Chaplin tivesse uma visão do futuro. O avanço tecnológico não atingiu plenamente o objetivo da melhoria da sociedade humana, porque trouxe consequências que o homem não consegue administrar.

Passo 3

Paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e “A Moderna Gestão de Pessoas”

O filme Tempos Modernos é uma crítica a mecanização do trabalho e a desvalorização do indivíduo no trecho mostra Carlitos um operário, num processo quase que mecanizado em que se perde um segundo atrapalha o serviço do segundo individuo responsável pela fixação da peça seguinte.

No trecho é possível também notar a limitação do trabalhador frente às atividades que desenvolviam. Por serem treinados e obrigatoriamente forçados a desenvolver as mesmas funções tornavam-se “profissionais” incompletos limitados a atuar na mesma função sempre.

Segundo os Teóricos mais críticos essa “especialização” dos trabalhadores era vantajosa apenas para os donos das fábricas, pois tinham a cada dia, profissionais mais rápidos e consequentemente mais produtivos. Em contrapartida formavam pessoas insatisfeitas e frustradas, sobretudo em suas vidas pessoais.

A fiscalização constante e a aceleração das rotinas de produção eram pontos abordados pela teoria clássica e também estão presentes no filme. Em determinados momentos do filme torna-se possível perceber a forma negativa como toda essa pressão e cobrança excessiva influenciava a vida dos operários.

Eles passavam a viver as rotinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com