Gestao De Qualidade
Monografias: Gestao De Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexyasan • 21/11/2013 • 1.508 Palavras (7 Páginas) • 309 Visualizações
Introdução
A Gestão da Qualidade dentro de qualquer empresa é tão importante quanto uma máquina em bom funcionamento. Tem sido amplamente utilizada, na atualidade, por organizações públicas e privadas, de qualquer porte, em materiais, produtos, processos ou serviços. A conscientização e a busca da qualidade e do reconhecimento da sua importância tornou a certificação dos sistemas de gerenciamento da qualidade indispensável uma vez que:
Aumenta a satisfação e a confiança dos clientes;
Aumenta a produtividade;
Reduz os custos internos;
Melhora a imagem e os processos de modo contínuo;
Possibilita acesso mais fácil a novos mercados.
As principais definições para qualidade, vem dos chamados “gurus da qualidade” que no passado se debruçaram sobre o tema.
As gestões são baseadas no produto, no cliente, transcendente e no valor.
Sua importância está baseada excelência organizacional é alcançada quando esta consegue adequar-se para atender a contento as necessidades dos clientes.
Processo de Melhoria Contínua
Fig.1
No início do século XX , particularmente, a invenção da produção em massa de Henry Ford fizeram surgir outro desenvolvimento extremamente importante na construção do edifício da moderna administração: o controle da qualidade. O controle da qualidade evoluiu para a administração da qualidade total.
Dentro do contexto mundial, a busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade Total está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.
Os princípios básicos da qualidade total são:
Produzir bens ou serviços que respondam concretamente às necessidades dos clientes;
Garantir a sobrevivência da empresa por meio de um lucro contínuo obtido com o domínio da qualidade;
Identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela mais elevada prioridade.
O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
A gestão da qualidade consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
A Qualidade foi primeiramente associada à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente.
Claro que a satisfação do cliente é considerável porem, fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento, pré e pós-venda, flexibilidade, são essências.
Com o passar do tempo a evolução do conceito de Qualidade, surgiu a visão de que o mesmo era fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado. Pouco tempo depois percebeu que o planejamento estratégico da empresa enfatizando a Qualidade não era suficiente para seu sucesso. O conceito de satisfação do cliente foi então estendido para outras entidades envolvidas com as atividades da Empresa.
No início de século XXI, com clientes mais conscientes e exigentes, estamos vivendo, mais do que nunca, a era da qualidade. De tempos em tempos surgem novos programas ou se reciclam outros que passam a ter destaque no hit parade da qualidade.
A revitalização nos programas de qualidade não significa que tenham perdido a importância por um período; muito pelo contrário, atualmente a qualidade de produtos e serviços passou a ser considerada, um pré- requisito para a sobrevivência da empresa.
A qualidade está presente, ou ausente, em nosso cotidiano de alguma, forma parcial, intensa ou total. Quando falta energia elétrica, ou ainda quando a conexão da internet cai, a tal da qualidade é lembrada imediatamente.
O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?
Na década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade. A gestão da qualidade total, como ficou conhecida essa nova filosofia gerencial, marcou o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um sistema da qualidade. A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os aspectos de sua operação.
A gestão estratégica considera como fundamentais as variáveis técnicas, econômicas, informacionais, sociais, psicológicas e políticas que formam um sistema de caracterização técnica, política e cultural das empresas. Tem também, como seu interesse básico, o impacto estratégico da qualidade nos consumidores e no mercado, com vistas à sobrevivência das empresas, levando-se em consideração a sociedade competitiva atual. O custo para a organização do serviço prestado e o seu preço para o cliente. Portanto, não é suficiente ter o produto mais barato, mas sim ter o maior valor pelo preço justo. Atendimento é uma dimensão que contém três parâmetros: local, prazo e quantidade, que por si só demonstram a sua importância na produção de bens e na prestação de
...