Gestao Escolar E As Tecnologias
Monografias: Gestao Escolar E As Tecnologias. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: valsantosduprat • 30/11/2014 • 1.279 Palavras (6 Páginas) • 477 Visualizações
GESTÃO ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS
Historicamente falando, a educação brasileira sempre foi marcada pela desigualdade no que diz respeito ao acesso ao conhecimento escolar e a qualidade de serviços prestados a classes menos favorecida, as condições de gerenciamento de muitas escolas públicas são precárias, mesmo não ocorrendo mudanças significativas na estrutura social a ponto de provocar mudanças no sistema escolar, podem ocorrer melhorias na forma de agir dos educadores, no modo de enfocar os conteúdos promovendo uma visão ampla e crítica do mundo.
O uso das novas tecnologias tem uma importância muito grande para um bom desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem, elas contribuem para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola. O uso das tecnologias deve ser diário pois através delas é possível se manter atualizado e assim fazer uso de informações que poderão enriquecer as aulas e fazer com que os alunos tenham um bom entendimento do material proposto para ensino.
Ao gestor escolar cabe a capacidade de planejamento, liderança, iniciativa, de criação de espaços e clima de reflexão e experimentação, pois a gestão escolar consiste num espaço de mobilização da competência e do envolvimento das pessoas coletivamente para que, por sua participação ativa e competente, promovam a realização dos objetivos educacionais. É necessário que haja o comprometimento e envolvimento do gestor escolar no processo de formação continuada para o uso das novas tecnologias e mídias na educação, o gestor é o principal responsável para que os novos recursos tecnológicos façam parte do cotidiano da escola. A interação com os pais, alunos e toda comunidade escolar se faz necessário, para que aconteça à implantação definitiva de uma gestão democrática e participativa.
Gestão é a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar na organização, construção e avaliação dos projetos pedagógicos e na administração dos recursos da escola. A gestão escolar cria condições básicas e fundamentais para a melhoria da qualidade de ensino por meio de ações conjuntas da escola, sociedade e governo, para garantir a efetiva aprendizagem de todos os sujeitos envolvidos.
No Brasil, um marco normativo foi a Constituição Federal de 1988 que institucionalizou a “Democrática do Ensino Público”, sendo dessa forma assegurada como o princípio da educação pública. A partir dessa lei a organização escolar ganha um novo perfil, agora não mais embasada nas conjeturas da administração, mas, sim, nos princípios da Gestão, por possuir um caráter mais democrático.
Outro marco foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394, de 1996, que vem unir forças com a Constituição de 1988, e com o mesmo objetivo, surge para assegurar o princípio da Gestão Democrática do Ensino Público. Essa é a primeira das leis de educação a dispensar atenção particular à gestão escolar, esta se situa no âmbito da escola e diz respeito a tarefas que estão sob sua esfera de abrangência.
É importante salientar um importante aspecto da gestão escolar que é a autonomia das escolas para prever formas de organização que permitam atender as peculiaridades regionais e locais, às diferentes clientelas e necessidades do processo de aprendizagem (LDB, Art. 23). Segundo Vieira (2005), nesse mesmo sentido, outras medidas são previstas em lei com o objetivo de promover uma cultura de sucesso escolar para todas as crianças.
O gestor é o responsável por criar condições adequadas de trabalho onde haja respeito e confiança, definindo e distribuindo tarefas, dando apoio aos que estão sob sua liderança, revendo e avaliando resultados, assegurando assim, condições para o alcance dos objetivos estabelecidos coletivamente.
De acordo com o questionário aplicado á diretora de uma escola da rede municipal de Ponta Porã - MS, que atende ao Ensino Fundamental do 1° ao 5° anos, a escola possui um laboratório de informática que é utilizado por alunos e professores e que também dispõe de um técnico que auxilia caso aja alguma duvida ao usar os equipamentos. A escola dispõe de TV, DVD, data show, lousa digital entre outros equipamentos que facilita o processo de aplicação das atividades dos alunos, de acordo com a diretora todos os professores regentes usam o laboratório uma vez por semana, já os professores de artes e educação física somente usam quando necessário.
Segundo ela, os professores se sentem seguros ao usar a tecnologia pois nos dias atuais as tecnologias estão cada vez mais avançadas e portanto os profissionais devem manter-se capacitados e atualizados para a utilização dos mesmos.
A equipe pedagógica da escola direciona suas ações das seguintes formas, o gestor incentiva a participação efetiva dos professores aos cursos ofertados pela secretaria de educação, já as ações do pedagogo é incrementar sua metodologia
...