Gestao Industrial
Seminário: Gestao Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: martinsmary • 21/4/2014 • Seminário • 398 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
3. Formação do preço de venda:
a) Com base nos lucros – também chamado de mark-up, representa a diferença percentual entre o preço de venda de determinado produto ou serviço em relação ao seu custo de produção ou consecução.
b) Com base no mercado – Para as empresas obterem vantagem competitiva, nem sempre formar preços com base na margem de lucro esperada e dos custos e despesas envolvidas no processo produtivo dos bens ou consecução dos serviços são suficientes.
4. Análise custo/volume/Lucro
a) Margem de contribuição – Martins (2001) define a margem de contribuição como a diferença (subtração) entre a receita e o custo variável da empresa em determinado período e quando foca a questão unitária afirma que é o valor que cada unidade efetivamente traz à empresa de sobre entre sua receita e o custo que de fato provocou e lhe pode ser imputado sem erro” (MARTINS, 2001, p.1 b) Ponto de equilíbrio – O ponto de equilíbrio de uma empresa pode ser definido como o nível de suas vendas, tanto em quantidade (física), quanto em valor, no qual a mesma opera sem lucro ou prejuízo. Sua classificação divide-se em ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro.
5. Importância de um sistema integrado para gerar informações
a) A importância do sistema integrado para a gestão industrial – É de grande importância a integração de um sistema integrado para a gestão industrial, especialmente entre os seus departamentos para que as informações sejam uniformes e consolidadas, aprimorando
e aperfeiçoando a gestão de informações na indústria.
6. Demonstrações contábeis
a) Conceitue cinco demonstrações contábeis obrigatórias:
1 – Balanço patrimonial – O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da entidade em um determinado período de tempo.
2 – Demonstração do resultado do exercício – é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o princípio contábil do regime da competência.
3 – Demonstração dos fluxos de caixa – fornece informações acerca das alterações no caixa e equivalentes de caixa da entidade para um período contábil.
4 – Demonstração do valor adicionado – representa um dos elementos componentes do balanço social e tem por finalidade evidenciar a riqueza criada pela entidade e sua distribuição, durante determinado período.
5 – Notas Explicativas – contém informações adicionais aquelas apresentadas nas demonstrações BP, DRE, DRA, DLPA, DMPL, DFC, DVA.
...