Gestão Ambiental
Artigo: Gestão Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mecdi • 9/10/2013 • 728 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
QUESTÕES PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES/PR
QUESTÕES PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES/PR
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Introdução à Gestão Ambiental; Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade; Química Ambiental; Geologia e Geomorfologia Ambiental.
Professores: Cristina, Jamile, Kenia e Luciana.
Bandeirantes
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar as questões que fazerão parte de um questionário para realizar o diagnóstico ambiental na cidade de Bandeirantes Paraná. As questões levantadas consistem em identificar os aspectos de saneamento ambiental no município acima citado, conhecer a destinação dos resíduos, analisar o descarte dos lixos contaminados, pesquisar o tratamento da água e as redes de reservatórios.
O município de Bandeirantes, situado no Norte do Estado do Paraná, é referência para os pequenos municípios da região. Segundo o Censo 2010, ele conta com uma população de 32.184 habitantes. Está localizado estrategicamente próximo à divisa com o Estado de São Paulo. Sua economia é baseada principalmente na agricultura, exploração de cana de açúcar (cultivo e transformação), uva fina de mesa, algodão, soja, trigo, feijão, milho e pimentão. A colheita é realizada com utilização de mão de obra sazonal (IBGE, 2012).
Sua hidrografia faz parte dos Rios das Cinzas, Rio Laranjinha, Ribeirão das Antas, Lago Paraíso, Ribeirão Tanquão e Riacho Sandy Rock. Bandeirantes está posicionada na interseção das seguintes coordenadas: Latitude 23º 06’ 36” Sul, e a uma Longitude 50º 27’ 28” Oeste, estando a uma Altitude de 420. Sua área é de 446,301 km² (IBGE, 2012).
DESENVOLVIMENTO
Os municípios são locais excepcionais para o tratamento dos problemas ambientais que prejudicam inteiramente a qualidade de vida e que se revelam no território municipal, tornando efetivamente admissíveis a participação popular e a democratização da questão ambiental. Toda cidade deve buscar a sustentação de sua qualidade de vida e pela qualidade ambiental, essa forma de riqueza que a natureza proporciona gratuitamente. Na ciência ambiental, as cidades são ecossistemas modificados pela ação humana, que desfazem os equilíbrios preexistentes, provocam poluição e a necessidade de se dispor os resíduos da produção e do consumo em escala distinta dos ecossistemas naturais (BRUSCHI et al; 2002).
Segue abaixo algumas questões que subsidiarão a realização do diagnóstico ambiental no Município de Bandeirantes/PR:
1- O Administrador do Município incentiva o Desenvolvimento Sustentável? Busca alternativas que permitam o atendimento de suas necessidades ambientais?
2- Qual
...