Gestão Ambiental
Monografias: Gestão Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jucir • 10/10/2013 • 310 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Desde o início da civilização até os dias atuais, a sociedade observa que a natureza é formada por substâncias muito diferentes entre si. O solo em que pisamos pode ser de areia ou terra; os vegetais também apresentam enormes variedades; a madeira pode ser mole ou dura; as flores têm cores muito diversificadas; existem grandes diferenças entre frutos. O mesmo ocorre com os animais: de formas, tamanhos e constituições muito diferentes entre si, até mesmo entre a própria raça humana nota-se diferenças estéticas como a cor da pele, o formato dos olhos, a tonalidade dos cabelos e assim por diante. É a partir dessas observações que o homem pensa, conclui e evolui.
A evolução da ciência ao longo dos tempos foi estimulada pela curiosidade do ser humano, pela observação dos fenômenos da natureza e por suas experiências que constituem as bases do desenvolvimento.
Porém, a evolução da humanidade foi sempre acompanhada pela descoberta, transformação “Todos os seres vivos habitam apenas uma película da Terra, que se assemelha, em proporções, à casca de uma maça” (Feltre, 2005, p.9), mas na mesma proporção que ocorre a evolução tecnológica, outros materiais, produtos dessas transformações, são despejados na natureza, sem cuidados específicos ou qualquer preocupação com o próprio homem que habita esse planeta.
O desenvolvimento econômico baseia-se no capitalismo, que promove a produção de bens de consumo e isso esbarra na ecologia, pois não pode haver uma produção ilimitada desses bens de consumo na biosfera finita e limitada. A tecnologia está cada vez mais avançada e, muitas vezes, produzindo materiais cada vez mais complexos e descartáveis. Esses materiais, que foram modificados pelo homem para seu próprio conforto e segurança, e que agora fazem parte de um grupo de corpos sem utilidade, chamaram de lixo.
...