Gestão Ambiental
Casos: Gestão Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jenniferdafnee • 16/11/2013 • 3.090 Palavras (13 Páginas) • 235 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A responsabilidade empresarial quanto ao meio ambiente deixou de ter apenas característica compulsória para transformar-se em atitude voluntária, superando as próprias expectativas da sociedade.
O comprometimento das empresas com a questão ambiental acompanha o processo de globalização das relações econômicas, impulsionando a partir da década de 70. Faz parte da construção de uma ética global, partindo das sociedades mais prósperas, pois os fenômenos de poluição transcedem as fronteiras nacionais e afetam grandes extensões regionais e mesmo o Planeta como um todo.
Situar-se acima de exigências legais, mediante sistema de gestão ambiental, deixa de ser apenas uma estratégia preventiva para constituir-se mesmo em vantagem competitiva e diferencial no mercado. Isto porque a qualidade ambiental exige um uso mais racional e produtivo de insumos, reduzindo os custos de produção. Além disso, as mudanças podem gerar novas oportunidades de negócios.
De acordo com VALLE (1995), “a qualidade ambiental é parte inseparável da qualidade total ansiada pelas empresas que pretendem manter-se competitivas e assegurar sua posição em um mercado cada vez mais globalizado e exigente.”
A procura pelas certificações ambientais voluntárias corre nessa direção. A mais importante delas, a série ISO 14.000, fornece ferramentas e estabelece um padrão de Sistema de Gestão Ambiental. Na medida que cresce a consciência da necessidade de se manter e melhorar a qualidade ambiental e de se proteger a saúde humana,estão cada vez mais orientando suas atenções par o possível impacto de suas atividades, produtos e serviços. Para as partes interessadas internas e externas de uma organização, seudesempenho ambiental é de importância crescente.
Para se alcançar um padrão de desempenho ambiental saudável é necessário o compromisso organizacional com a abordagem sistemática e com a melhoria contínua de seu Sistema de Gestão Ambiental.
O Sistema de Gestão Ambiental é a forma pela qual a empresa se mobiliza interna e externamente na conquista da qualidade ambiental desejada. Para atingir a meta, ao menor custo, de forma permanente, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a estratégia indicada.
O Sistema de Gestão Ambiental constitui estratégia para que o empresário em processo contínuo identifique oportunidades de melhorias que reduzam os impactos das atividades de sua empresa sobre o meio ambiente, de forma integrada à situação de conquista de mercado e da lucratividade.
O objetivo deste trabalho é verificar as medidas adotadas pela Empresa Catarinense Igaras Papéis e Embalagens S.A. para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental; a fim de adquirir a certificação da ISO 14.000.
2 SGA – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios.
A ISO 14001 é uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. A principal função dessa norma é implantar corretamente um Sistema de Gestão Ambiental – SGA. A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais. A ISO 14001 integra estes dois motivos e provê uma metodologia altamente amigável para conseguir um Sistema de Gestão Ambiental efetivo. Na prática, o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos. É reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho. Não é só uma norma “no papel” – ela requer um comprometimento de toda a organização. Se os benefícios ambientais e seus lucros aumentam, as partes interessadas verão os benefícios.
Esta norma ainda possibilita uniformizar as rotinas e os procedimentos necessários para a certificação ambiental, a partir do cumprimento de um roteiro padrão válido internacionalmente, que reforça o atendimento integral da legislação local e visa à melhoria contínua dos processos e do próprio sistema. Neste contexto, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a forma pela qual a empresa se mobiliza, interna e externamente, para a conquista do desempenho ambiental desejado.
O objetivo principal da ISO é oferecer a gestão de uso e deposição de recursos. É um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho de uma empresa. Além disso, a norma possibilita uniformizar as rotinas e procedimentos necessários para a certificação ambiental.
Ao iniciar-se a implantação do SGA, a empresa começa a cumprir os requisitos de uma Política Ambiental. A execução dessa política deve partir da parte Administrativa da Empresa, e deve cumprir estabelecer, documentar, programar, manter e promover a melhoria contínua do SGA aplicado, através da construção de objetivos e metas que deverão ser repassados a todos colaboradores da Empresa.
A otimização de um SGA acontece quando se busca essa melhoria contínua do sistema visando uma relação custo-benefício eficiente. A adoção das melhores técnicas na área de gestão ambiental faz com que o sistema seja eficiente em todas suas faces.
O comprometimento de todos os colaboradores da Empresa e principalmente da Administração, também auxilia do sucesso e desenvolvimento do SGA.
A norma em questão se divide em 4 etapas básicas, são elas:
- Planejamento: Visa prover um processo que permita que a organização identifique os aspectos ambientais significativos para então começar a implantação do SGA.
- Objetivos: Estes devem ser mensuráveis, exequíveis e específicos. Avaliando questões de curto e longo prazo.
- Implementação e Operação: Para essa etapa a empresa deve ter disponibilidade de recursos, determinação de funções bem como hierarquização das autoridades que devem ter suas responsabilidades e competências definidas. Todos os profissionais devem ser treinados e deve haver um sistema de comunicação interno eficiente. Além disso, a empresa deve ter controle dos documentos e das operações. Também é necessário que os funcionários estejam preparados para situações emergenciais dentro do piso de fábrica.
- Verificação: Esta etapa consiste na avaliação dos resultados por meio de uma Auditoria Interna, e posteriormente constante monitoramento, a fim de propor medidas preventivas e de correção, se necessário.
Sendo assim, o SGA pode
...