Gestão Ambiental
Casos: Gestão Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: castilhomarco200 • 27/5/2014 • 1.992 Palavras (8 Páginas) • 266 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. ANÁLISE CRÍTICA DOS RISCOS SOCIOAMBIENTAIS 04
2.1 RISCOS SOCIOAMBIENTAIS 04
2,2 CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS 05
2.3 CHANCES DE OCORRER OS RISCOS 06
2.4 IMPACTO DOS RISCOS 07
2.5 FATOR DESENCADEADOR DA AÇÃO 08
2,6 RESPONSABILIDADES 09
2,7 PLANO DE RESPOSTAS AOS RISCOS 10
3. PROPOSTA DE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS 11
4. PROGRAMAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES 12
SOCIOAMBIENTAIS
5. CONSIDERAÇÕES DA EQUIPE 13
REFERÊNCIAS 14
1. INTRODUÇÃO
No trabalho elaborado que segue analisamos os processos realizados pela natura para a obtenção de seus produtos, verificamos os possíveis riscos socioambientais resultantes de suas atividades. São riscos como a contaminação do solo, da água, do ar, esgotamento de recursos naturais não renováveis, diminuição da camada de ozônio, efeito estufa e risco à saúde humana. Também podemos citar incômodos a comunidades locais e contribuição para o aquecimento global. Assunto que comentaremos com mais detalhes adiante.
Para evitar possíveis impactos a natura aplica uma politica ambiental alinhada a serie ISO 14001 que traz inúmeros benefícios às empresas que se submetem aos seus critérios, indicando sempre a forma correta de se comportar, permitindo a empresa estar no caminho certo quando se trata de assuntos socioambientais, trazendo harmonia entre as atividades da empresa e o meio ambiente.
A natura também busca atender as legislações trazendo ainda mais responsabilidade com relação à questão socioambiental, mesmo porque são aplicadas fortes punições ao não cumprimento de suas exigências. Portando é imprescindível que uma empresa do porte da natura atenda as exigências de órgãos como a ISO e as legislações vigentes, devido à complexidade de suas atividades que necessitam de orientações bem definidas para se evitar possíveis impactos. Isso serve de parâmetros para analisarmos suas atividades calculando os riscos e possíveis impactos como segue nesse estudo.
2. ANÁLISE CRÍTICA DOS RISCOS SOCIOAMBIENTAIS
Levando em conta as orientações da ISO para o objetivo da normalização, concluímos que as normas visam o aproveitamento do tempo, matéria prima, mão de obra, alavancar o mercado, melhorar o produto favorecendo a oferta e a procura.
Os objetivos da Normalização são:
a) Padronização: simplificar e reduzir procedimentos para elaboração de produtos e realização de serviços;
b) Economia: reduzir a crescente variedade de produtos e procedimentos, bem como os seus custos, proporcionando ao consumidor a ao fabricante melhores condições de mercado;
c) Comunicação: proporcionar informações mais eficientes para o fabricante e o consumidor, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços;
d) Segurança e Saúde: proteger a vida humana e a saúde;
e) Proteção ao Consumidor: disponibilizar à sociedade meios eficientes para aferir a qualidade de produtos e serviços;
f) Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais: facilitar o intercâmbio comercial, evitando em base ao princípio de “referência a normas”, a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países.
Associação Mercosul de Normalização, 2009.
Já as inequações em relação às legislações como a resolução do Conama Nº 001, de 1986.
Artigo 1º - Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - as atividades sociais e econômicas;
III - a biota;
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - a qualidade dos recursos ambientais.
RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986
Os não cumprimentos da resolução afetam o homem fisicamente, traz incômodo para a população, prejuízos para o relacionamento entre as pessoas. Compromete a distribuição de recursos, afetam o conjunto de seres vivos, animais e vegetais, que vivem na superfície da terra. Roubam a beleza do meio ambiente e as condições que possibilitam a saúde pública. E por fim destrói o estado perfeito e eficaz dos recursos ambientais.
2.1 RISCOS SOCIOAMBIENTAIS
a) Inovação de Produtos
b) Gestão Comercial dos Ciclos
c) Disponibilização de Produtos
d) Ciclo de Pedido CN
c) Gestão de Qualidade
e) Processo Administrativo de Apoio e Gestão
2.2 CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS
a) Contaminação do solo, ocupação de aterros sanitários.
b) Alteração da qualidade da água superficial e subterrânea
c) Alteração da qualidade do ar
d) Esgotamento de recursos naturais não renováveis
e) Diminuição da camada de ozônio, efeito estufa, risco à saúde
f) Incômodo à comunidade local
g) Contribuição para o aquecimento global
2.3 CHANCES DE OCORRER OS RISCOS
...