Gestão Ambiental
Trabalho Universitário: Gestão Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monicavillasboas • 29/5/2014 • 2.289 Palavras (10 Páginas) • 246 Visualizações
ANHANGUERA
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLINIO LEITE
ENGENHARIA CIVIL – 2º PERÍODO, A401 – NOTURNO
ATPS - SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO
PROFESSOR: NEY JOPPERT
ALUNOS – RA
ALANA SILVEIRA – 7634728493
ANDERSON LEITÃO – 7628720006
CARLOS ALEXANDRE VALE – 6277272910
CARLOS ANTÔNIO ROCHA – 7424671848
ELLON NEVES OLIVEIRA – 7478705283
GUILHERME COSTA – 6257213843
JULIANA DE OLIVEIRA FUTIA – 7634620061
LUIS FERNANDO PEREIRA – 7226579176
MARIÂNGELA AUGUSTO SANTOS – 6660439415
MONICA VILLAS BÔAS – 7419671754
PHILLIP PAIVA DA SILVA – 7075532422
TAINÃ SANTANA – 7635721268
THAÍS CARVALHO – 7326552549
THIAGO ELOI – 7631714403
WANDERSON SOARES – 9977019229
NITERÓI
08/04/2013
DESAFIO
A empresa, o Meio Ambiente e a Gestão Ambiental
O que é Gestão Ambiental
Gestão Ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Dessa forma, a Gestão Ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômica nos recursos da natureza.
A adoção de Gestão Ambiental é importante para uma empresa por diversos motivos. Inicialmente porque ela associa sua imagem ao da preservação ambiental, melhorando no mercado as imagens das marcas de seus produtos. Empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados.
Métodos e objetivos principais da Gestão Ambiental
• Uso de recursos naturais de forma racional;
• Aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade;
• Adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos;
• Utilização sustentável de recursos naturais;
• Tratamento e reutilização da água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo;
• Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental. Exemplo: sistema carbono zero;
• Treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração;
• Criação de programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o solo, rios, etc. Exemplo: recolhimento e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, etc.
ETAPA 1
Relatório sobre Poluição Atmosférica
Consideram-se poluentes qualquer substância presente no arque, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem-estar público, danos materiais, à fauna e a flora, ou seja, prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e as atividades normais da comunidade.
O ambiente é o planeta Terra, tudo o que tem algum relacionamento com ele e que o compões; elementos vivos: animais, vegetais, fungos; elementos não vivos: ar, água, solo, energia. E também a soma de todas as condições externas, influências que afetam a vida, o desenvolvimento e a sobrevivência de um organismo.
A conscientização da população em relação à Poluição da Atmosférica deve ser feita pela necessidade de mudança de postura de todos já que muita gente acredita que a Terra é tão grande que não possa ser afetada pelo aquecimento global assim tão rapidamente, mas, nesse momento, isso não é verdade. Nos últimos anos tem-se verificado uma diminuição progressiva da camada de Ozônio, acentuando-se a destruição do buraco de Ozônio. Se a essa camada continuar a diminuir à superfície terrestre, poderá chegar a níveis elevados e perigosos de radiação ultravioleta, provocando efeitos negativos nas culturas agrícolas e queimaduras graves no seres vivos.
Algumas alternativas para tentar reverter o quadro de nosso planeta:
• Políticas mais rígidas contra o desmatamento;
• Plantação de arvores de vegetação permanente;
• Utilização de fontes de energia limpa, como eólico, solar, das marés, biogás, bicombustíveis;
• Reciclagem de resíduos;
• Transporte coletivo eficiente, evitando que tantas pessoas saiam com seus carros;
• Utilização de Produtos que consumam menos energia;
• Substituição de cosméticos e produtos do cotidiano a base de produtos químicos, por naturais.
Cada um de nós podemos se tornar parte da solução em nossas decisões sobre o produto que compramos, uma eletricidade que da usamos, o carro que da dirigimos, o nosso estilo de vida.
Podemos até fazer opções que reduzam a zero as nossas emissões de carbono e de alguma forma, nós como seres humanos, independente do país que habitamos, devemos tanto a tomar como devidas providências, pois somos agentes ativos e passivos desta situação.
A saída seria buscar um equilíbrio entre utilização e preservação, com intenção de mostrar ao mundo a condição verdadeira do nosso planeta, bem como os motivos pelo qual a natureza vem sendo mais devastada a cada um dia, produzindo uma consequência negativa que é o aquecimento mundial e argumentação de
...