Gestão Ambiental
Resenha: Gestão Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: trindade12 • 24/8/2014 • Resenha • 331 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Cara professora Inês, estou encontrando grandes dificuldades para fazer a questão discursiva, poderia me ajudar, já pesquisei muito, mas não consigo achar porque a hipótese de geração espontânea e a teoria de Lamarck não são aceitas e quais são os pontos contestados, poderia, por favor, me ajudar, estou ficando sem ter onde pesquisar.
ObrigadaTodo o mundo conhece ou, pelo menos, já ouviu falar daquela frase de Sergio Buarque de Hollanda: "o brasileiro é um povo cordial". O que pouca gente sabe é que o dito historiador se arrependeu muito de haver lançado esta tese ao perceber que seus comentaristas tiravam interpretações que passavam bem ao largo daquilo que ele tencionava dizer. Tarde demais: hoje em dia, para milhares de leigos em História e Sociologia, Sérgio Buarque é, além do pai do Chico, aquele cara que disse que nós somos cordiais. E nada mais.
Uns rechaçam furiosamente esta ideia, que consideram mais uma invenção das "classes dominantes" para justificar seus desmandos, e apontam, a fim de desmenti-la, numerosos episódios sanguinolentos de nossa História; outros abraçam a tese e ainda arriscam que teria sido a mistura das raças a origem deste traço de doçura tão caracteristicamente nosso...
Sérgio passou o resto da vida tentando explicar que a origem etimológica do termo "cordial" é "relativo ao coração", e foi nesse contexto que ele escreveu a frase famosa. O brasileiro seria então uma criatura que age mais movida pelos impulsos do coração - ou seja, pelas emoções - do que pela cabeça.
Em razão disso, o brasileiro caracteriza-se por ser mais leal aos laços familiares e às amizades do que a qualquer outro tipo de compromisso ou filiação. O intelectual nunca quis dizer que o brasileiro é cortês ou pacífico. Sob este sentido, um marido ciumento que mata a tiros sua esposa está sendo cordial, e os episódios violentos de nossa História, longe de desmentir esta tese, de fato, confirmam-na. Na verdade, não foi nem Sergio Buarque o pai ORIGINAL desta teoria, mas Ribeiro Couto, escritor pouco conhecido.
...